Alunos e professores do Campus Cariacica apresentam trabalhos no Simpósio Nacional de Ensino em Física
Foram nove trabalhos dos Campus apresentados nos cinco dias do evento.
Alunos e professores do curso de Física do Campus Cariacica, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), apresentaram nove trabalhos no XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF).
O evento aconteceu entre os dias 26 e 30 de janeiro em Uberlândia (MG). Participaram das atividades 31 alunos e três professores do curso de Licenciatura em Física.
O SNEF é um evento bianual realizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). O objetivo do simpósio é a promoção de debates de importantes questões do ensino da Física no Brasil e a apresentação dos trabalhos relevantes nessa área da Física. O tema dessa edição de 2015 foi “Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea”.
Segundo o professor Luiz Otávio Buffon, do curso de Física, os alunos que participaram do evento tiveram a oportunidade de conhecer os principais pesquisadores e também a realidade dos outros cursos da área no país. “Nós pretendemos investir mais na participação de alunos em eventos desse porte, o que contribuirá com o nosso principal objetivo, que é o de tornar o curso uma referência no ensino de Física”, comenta.
Confira os trabalhos apresentados pelos alunos e professores do Campus Cariacica, desenvolvidos através do Programa de Iniciação à Docência (Pibid):
“Termoscópio de Garrafa: Uma abordagem sobre trocas de calor para alunos do Ensino Médio”
Autoria: Aléxia Gnocchi Jorge e Dapheely dos Anjos Correa.
“Utilização de simulações computacionais no Ensino de Eletrostática para alunos de Ensino Médio”
Autoria: Alisson Machado, Éric Teixeira, Pedro Saulo Metzker, Cezar Assis, Luiz Otávio Buffon.
“Dilatação Térmica: O que os livros não dizem e o que os alunos compreendem”
Autoria: José Bohland Filho.
“Concepções dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio a respeito da Teoria da Relatividade Restrita”
Autoria: Luiz Otávio Buffon e Domenica Pesente Dalvi.
“Abordagem do conceito de Inércia através de metodologia da problematização”
Autoria: Diego Novaes Soares, Maressa Perovano Michio Fraga, Jéssica Bonicenha Loureiro, Pedro Leite Barbieri.
“Experimentos sobre o comportamento térmico dos gases: Contextualizando a Física no Ensino Médio”
Autoria: Geisianne Rodrigues, Naiara Oliveira, Weslley Lorenço, Luiz Otávio Buffon, Marconi Barros.
“Aprendizagem e Ensino de Física: Fragilidades, potencialidades e inovação”
Autoria: Josianne Catarina Santos, Kaleb dos Santos.
“Associação de resistores: Aula com circuitos”
Autoria: Paula Barbosa Teixeira, Paula Andrade de Souza Santos.
“O Ensino de Física: Uma proposta metodológica para atingir um maior número de discentes”
Autoria: Josianne Catarina dos Santos, Karoline Gonzaga Oliveira, Luiz Otávio Buffon, José Bohland Filho, Erick Plotegher de Novaes, Marconi Frank Barros.
Redes Sociais