Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro de Itapemirim recebe palestra sobre organização de grupos de pesquisa

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2015, 15h51 | Última atualização em Quarta, 04 de Março de 2015, 16h35

O tema será “O que é necessário para organizar um grupo de pesquisa produtivo e quanto tempo demora”.

O Campus Cachoeiro de Itapemirim, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), receberá nesta quinta-feira (5) a palestra “O que é necessário para organizar um grupo de pesquisa produtivo e quanto tempo demora”. O tema será exposto pelo pesquisador Fernando Fachini Filho, membro titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O evento será realizado às 10h, no auditório do campus.

O pesquisador Fernando Fachini Filho é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2, graduado em Ciências Físicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Ciência Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, doutor pelo Departamento de Engenharia Aeronáutica da Universidade Politécnica de Madri (Espanha) e pós-doutor pelas universidades da Califórnia (EUA), de Bremen (Alemanha) e de Calgary (Canadá).

A palestra é organizada pela Coordenadoria do Curso de Engenharia Mecânica e tem como público-alvo os servidores envolvidos com pesquisa e extensão no campus. O evento será aberto ao público.

Confira os tópicos da palestra

Breve apresentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe);
O engenheiro brasileiro;
O que é necessário para organizar um Grupo de Pesquisa produtivo;
Quanto tempo demora;
A Combustão é uma Ciência?;
Breve apresentação do Grupo de Mecânica de Fluidos Reativos.