Página inicial > Notícias > Conheça o trabalho dos alunos do Campus São Mateus que será apresentado na Febrace 2015

Publicado: Sexta, 06 de Março de 2015, 17h06 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h42

Veja o vídeo do projeto “Protótipo didático de célula fotoeletroquímica para o ensino de Física, Química e Ciências”.

Os estudantes Aline Silva Lima e Wilton dos Santos Rocha, do Campus São Mateus do Instituto Federal do Espírito (Ifes), tiveram o trabalho “Protótipo didático de célula fotoeletroquímica para o ensino de Física, Química e Ciências” aceito para apresentação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A feira é promovida e organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Este ano, ela acontece de 17 a 19 de março.

Os alunos fizeram um vídeo explicando o trabalho, que está disponível do site da Febrace. O projeto é orientado pelo professor Thiago Rafalski Maduro. Segundo ele, o trabalho vem sendo desenvolvido desde de novembro de 2013, sendo que os alunos são bolsistas do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH), parceria do Ifes com a Petrobras.

No projeto, foi desenvolvido um roteiro de prática de confecção de células fotoeletroquímicas, utilizando matérias de fácil acesso e portabilidade, para experimentação em escolas que não possuem laboratório de Química. Um conjunto de maquetes foi construído para possibilitar a visualização de conceitos muitas vezes abstratos durantes aulas tradicionais.

Além do projeto de São Mateus, um trabalho do Campus Cachoeiro de Itapemirim também será apresentado na Febrace 2015. Os alunos Isaac de Oliveira Machado e Victor Hugo Gava Filho, com orientação do professor Whortton Vieira Pereira, apresentarão o projeto “Aplicações do Motor Stirling Solar”, na área de Engenharia Mecânica.

Veja o vídeo do Protótipo didático de célula fotoeletroquímica para o ensino de Física, Química e Ciências