Página inicial > Notícias > Professores e alunos do Ifes têm trabalhos aceitos para revista e livro digital publicado

Publicado: Sexta, 06 de Março de 2015, 17h08 | Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2015, 18h16

Três alunos e um professor do Campus Cariacica tiveram um artigo aceito para publicação na revista internacional “Physica A”.

Professores e alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tiveram trabalhos aceitos e publicados em uma revista científica e em um livro digital. Três alunos e um professor de Física do Campus Cariacica tiveram um artigo aceito para publicação na revista internacional “Physica A”. O trabalho da área de Mecânica Estatística foi escrito pelo professor Filipe Leôncio Braga.

O artigo intitulado “Diffusion limited aggregation of particles with different sizes: Fractal dimension change by anisotropic growth” foi escrito com os alunos Odilon Ardizzon Mattos, do Curso de Licenciatura de Física; Alexandre Barbosa de Souza, do Curso de Bacharelado em Física; e Vitor dos Santos Amorin, do Curso de Engenharia de Produção.

O texto faz uma análise teórico-computacional de processos de crescimento de cristais, também conhecidos como agregados, por deposição de material. Foram realizadas simulações computacionais chamadas de DLA (Diffusion Limited Aggregates), em que o substrato que dá origem aos cristais podia ser controlado em nível microscópico, sendo possível alterar o tamanho das partículas imersas nesse substrato e que consequentemente viriam a fazer parte do cristal.

De acordo com o professor Filipe Braga, já era conhecido que quando as partículas imersas no substrato são todas idênticas, o cristal obtido apresenta características fractais muito bem determinadas. “O que nós investigamos foi a influência gerada nesse formato final do cristal mediante a utilização de partículas de diferentes tamanhos. Algo que, do ponto de vista quantitativo, foi inédito na literatura” afirma.

Já a professora Viviane Zandonade, do Campus Piúma, participou do eBook “Educação de Jovens e Adultos: Trabalho e formação humana”. O texto “Centro Público de Educação Profissional” foi escrito por ela em parceria com o professor Marcelo Lima, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

No texto, os professores analisam as práticas de educação profissional com o objetivo de elaborar uma crítica da oferta privada de qualificação profissional, apresentando como contraponto uma experiência inovadora de criação de um centro público municipal de formação, o Centro de Referência do Trabalho (Fábrica do Trabalho), em Vitória.

O eBook conta com a contribuição de diversas pesquisas realizadas sobre o Programa de Educação para Jovens e Adultos (Proeja) e foi organizado pelas autoras Edna Castro de Oliveira, Karla Ribeiro de Assis Cezarino, Maria José de Resende Ferreira e Maria Margarida Machado.