Página inicial > Notícias > Servidores do Ifes serão convocados a realizar exames periódicos

Servidores do Ifes serão convocados a realizar exames periódicos

Publicado: Segunda, 09 de Março de 2015, 14h21 | Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2015, 16h39

Exames cumprem as regras estabelecidas pelo decreto nº 6856/2009 e pela portaria 4/2009 do Ministério do Planejamento e Orçamento.

A partir desta semana, os servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) serão convocados a realizar exames médicos periódicos. Os exames são gratuitos e todos os servidores regidos pela lei 8112/90 e empregados públicos anistiados da instituição podem realizá-los. No Ifes, os professores substitutos e temporários são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), portanto não têm direito a realizarem os exames médicos periódicos.

Os servidores serão convocados pelo e-mail institucional e deverão acessar o Módulo Servidor no site www.siapenet.gov.br, clicar em Sigepe e escolher o menu “Saúde do Servidor”. Depois de clicar na opção Exame Periódico, o servidor pode concordar ou não em realizar os exames. Em caso positivo, há a opção de imprimir as guias e os locais onde deverá realizar os exames. Se o servidor não concordar, é necessário imprimir o “Termo de Responsabilidade”, assinar e entregá-lo ou enviá-lo à Coordenadoria de Gestão de Pessoas do campus ou Reitoria.

Os exames realizados serão os laboratoriais – hemograma completo; glicemia; urina tipo I (EAS); creatinina; colesterol total e triglicérides; AST (TGO); ALT (TGP); citologia oncótica (papanicolau), para mulheres – e os complementares, que são definidos por idade e sexo – oftalmológico, para servidores com mais de 45 anos; e para os servidores com mais de 50 anos, pesquisa de sangue oculto nas fezes, mamografia para mulheres e PSA para homens.

Os exames devem ser feitos em horário de expediente, sem qualquer ônus ou necessidade de compensação. Eles sempre serão agendados em locais próximos ao trabalho do servidor, credenciados pela instituição. Os dados relativos aos exames serão incluídos no Sigepe e, ao final do processo, será emitido um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

A responsável pela Coordenadoria de Assistência à Saúde do Servidor (Cass), que fica na Reitoria, Sandra Pereira Gonçalo, explica que as convocações serão feitas diretamente pelos campi e terão como critério os meses de aniversário dos servidores. “Em março serão convocados os aniversariantes de janeiro e fevereiro, em assim por diante. A empresa vencedora da licitação já está cadastrando os locais que serão realizados os exames em todos os municípios”.
Uma cartilha foi elaborada para explicar como o processo acontecerá no Ifes.

Dúvidas também podem ser sanadas e mais informações podem ser obtidas na Cass. O contato pode ser feito por telefone, pelo 3357-7500, ramal 2021; ou por e-mail, para o cass.rt@ifes.edu.br.

Legislação
No Ifes, os exames médicos periódicos que são realizados pelos servidores cumprem as regras estabelecidas pelo decreto nº 6856, de 25 de maio de 2009, e pela portaria nº 4, de 15 de setembro de 2009, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Cronograma de convocações
Março – servidores nascidos em janeiro e fevereiro
Abril – servidores nascidos em março e abril
Maio – servidores nascidos em maio e junho