Página inicial > Notícias > Professores e alunos do Ifes têm trabalhos aceitos para apresentação em congressos

Publicado: Quinta, 12 de Março de 2015, 16h36 | Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2015, 16h36

O professor Werley Gomes Facco, do Campus São Mateus, teve dois trabalhos aprovados para congressos internacionais.

Professores e alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tiveram artigos aceitos para apresentação em eventos nacionais e internacionais. O professor Werley Gomes Facco, do Campus São Mateus, teve seu trabalho intitulado “Hybrid-Hodge Matrix” aceito para apresentação no Congresso Internacional “Conference on the Computation of Electromagnetic Fields 2015”, que acontecerá entre os meses de junho e julho deste ano em Montreal, no Canadá.

O artigo foi escrito com o professor Alex Sander de Moura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e aborda resoluções de equações matemáticas que modelam problemas reais da área de Engenharia Elétrica. O texto apresenta uma técnica capaz de facilitar a resolução de certos sistemas lineares necessários para aproximar numericamente a solução de uma equação diferencial que modela um problema de eletromagnetismo.

Outro artigo do professor Werley aprovado para apresentação é o “Escolha adaptativa dos pontos da quadratura de Gauss-Legendre no Método de Elementos Finitos Generalizados”, escrito com os alunos Anderson Bastos e André Rabelo, do curso de Engenharia Mecânica do Campus São Mateus.

O artigo será apresentado no Congresso de Métodos Numéricos em Engenharia, que será realizado entre 29 de junho e 2 de julho no Instituto Superior Técnico de Lisboa, em Portugal. O texto aborda a questão de integração numérica e tem como objetivo diminuir o custo computacional nos cálculos integrais das funções que são usadas para aproximar a solução da equação diferencial de Helmholtz sem afetar a precisão do método.

Administração da Educação
Já a professora Fernanda Zanetti Becalli, do Campus Vila Velha, teve seu trabalho intitulado “Elementos para (re)pensar a formação inicial de professores de Química a partir das vozes de Licenciandos” aceito para apresentação no VIII Encontro Estadual de Política e Administração da Educação, que acontece na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) até sexta-feira (13). O tema da oitava edição do encontro é “Política e Organização da Educação: Questões em Debate”.

O trabalho foi escrito com os alunos André Mazega Fontes, Isádora Aurora Guerra e Eloi Caçador Ferreira Sá, do curso de Licenciatura em Química. Os estudantes fazem parte do Grupo de Pesquisas e Estudos em Inovação Tecnológica e Ciências (Intec), liderado pela professora Fernanda.
O evento visa reunir pesquisadores, profissionais atuantes nas redes de ensino, alunos de graduação e pós-graduação para debater e trocar experiências no campo da política e gestão da educação em suas diferentes perspectivas. Este é um espaço para o diálogo entre estudantes e profissionais em torno do debate de ideia e proposições tendo em vista o Plano Nacional de Educação de forma a contribuir para o fortalecimento da sociedade democrática.

Assunto(s): artigo , trabalho aceito