Desenvolvimento rural sustentável é tema de evento em Venda Nova
Encontro reunirá especialistas, professores, alunos e produtores rurais nos dias 7 e 8 de abril.
O Campus Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promove, nos dias 7 e 8 de abril, o 1º Encontro Para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Venda Nova do Imigrante. O objetivo do evento é discutir e incentivar a sustentabilidade no meio rural, propondo atitudes e ações a serem implementadas para a garantia de um ambiente equilibrado com a produção de alimentos de melhor qualidade.
O evento abordará o novo modelo de agricultura, que pressupõe a sustentabilidade, o aumento da produtividade dos sistemas agrícolas, a produção de alimentos de boa qualidade e o maior retorno financeiro dos empreendimentos, combinados ao uso reduzido de insumos agrícolas, à baixa dependência tecnológica, ao uso sustentável dos recursos naturais, com o mínimo de impactos adversos ao meio ambiente.
No primeiro dia de evento acontecem o credenciamento e as inscrições para os minicursos, às 17 horas. Depois haverá uma abertura solene com a presença de autoridades da região. Às 19 horas, o pesquisador do Incaper, Jacimar Luiz de Souza, ministrará a palestra “Os Alimentos Orgânicos e a Sustentabilidade Ambiental e Humana”.
Às 20h15 tem início a mesa-redonda “Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural”, conduzida pelo representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Rafael Lima; e pela professora Deane Monteiro. O primeiro dia será encerrado com lançamento de livros sobre assuntos relacionados ao tema do evento.
No dia 8 de abril, o dia será cheio de atividades. Pela manhã, das 9 às 12 horas, acontecem diversos minicursos, e entre eles, um sobre Gastronomia Orgânica, que será ministrado pela economista doméstica do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Rita Zanúncio. À tarde, acontecerão palestras e também uma feira de produtos orgânicos, das 14 às 19 horas.
Paralelamente ao evento, o campus também sediará o 2º Encontro para Estruturação das Indicações Geográficas dos Cafés Das Montanhas do Espírito Santo, no dia 8 de abrill, entre 9 e 12 horas.
O evento também conta com o apoio do Incaper, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, do Instituto Marcos Daniel, do Instituto Chão Vivo, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e das empresas Imigrante Tratores e Óticas 3D.
Confira a programação completa:
7 de abril
17h Credenciamento e inscrições em minicursos
18h Abertura
19h Palestra de abertura
“Os Alimentos Orgânicos e a Sustentabilidade Ambiental e Humana”
Jacimar Luiz de Souza (Incaper)
19h45 Coffee Break
20h15 Mesa-Redonda
“Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural”
Rafael Lima (Ministério do Desenvolvimento Agrário)
Deane Monteiro V. Costa (Ifes)
21h Lançamento de Livros
Manual de Horticultura Orgânica – Jacimar Luiz de Souza
O Perfil da Organização Produtiva dos Cafeicultores das Microrregiões Serrana e Caparaó do Espírito Santo – Lucas Louzada Pereira e Alcimar das Chagas Ribeiro
08 de Abril
8h30 às 12h30 2º Encontro para Estruturação das Indicações Geográficas dos Cafés das Montanhas do Espírito Santo
9h às 12h
Minicurso 1 - Agrossistemas Florestais João Batista Araújo(Incaper)
Minicurso 2 - Ecoturismo Vitor Libardi (Instituto Marcos Daniel)
Minicurso 3 - Como produzir leite com alta qualidade microbiológica Adriano Conti Hupp (Ifes) Minicurso 4 - Custo de Produção da atividade agrícola Rogério Dela Costa (Ifes)
Minicurso 5 - Gastronomia orgânica Rita Zanúncio (Incaper) e Adrianna Meneguelli (Ifes) Minicurso 6 - Papel Semente Maria José Corrêa de Souza (Ifes)
14h às 19h Feira de Produtos Orgânicos
15h Palestra
“Adubação e Manejo de Solos para a Agricultura Familiar”
João Batista Pavesi Simão (Ifes)
16h Palestra
“Produção Agroecológica”
Fábio de Oliveira (Ufes)
17h Palestra
“Avanços e Desafios da Certificação Orgânica”
Arildo Sebastião Silva (Instituto Chão Vivo)
18h Coffee Break
18h30 Palestra
“Campo-Cidade e outras formas de produção e comercialização”
André Michelatto (Ufes)
19h30 Momento do agricultor
20h Encerramento
Redes Sociais