Alunos e moradores comemoram aniversário de um ano do Campus Montanha
Solenidade e show da Orquestra Pop & Jazz do Ifes foram realizados na noite desta segunda (30), no Mercado Municipal.
Moradores, autoridades, alunos e servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) comemoraram o aniversário de um ano do Campus Montanha, na noite desta segunda-feira (30), no Mercado Municipal. A noite começou com uma solenidade e foi fechada pela apresentação da Orquestra Pop & Jazz do Ifes.
Diversas autoridades locais e gestores do Instituto também participaram do evento, como o reitor, Denio Rebello Arantes; e os pró-reitores de Ensino, Araceli Verónica Nardy Ribeiro; de Extensão, Renato Tannure; de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio Có; de Desenvolvimento Institucional, Ademar Stange; e de Administração, Lezi Ferreira. Os prefeitos de Montanha, Ricardo Favarato; de Pinheiros, Antonio Carlos Machado; de Mucurici, Osvaldo Fernandes; e de Ponto Belo, Murilo Coelho, compareceram, junto com secretários municipais.
O diretor-geral do Campus Montanha, André Sampaio, deu as boas-vindas aos presentes, no palco montado no Mercado Municipal. Ele fez agradecimentos aos presentes, destacando que toda a comunidade da região onde o campus está inserido ajudou em sua implantação. O diretor lembrou as origens do campus e a parceria com as prefeituras dos municípios vizinhos.
Destacou ainda as conquistas, como a abertura do curso Técnico em Agropecuária, o desenvolvimento de nove projetos de pesquisa no campus, a aprovação de pesquisa em edital da Fapes e os projetos de iniciação científica, com alunos bolsistas. “Como gosto de dizer, a idade de um homem não se conta pelos dias, mas pelas experiências vividas, e este campus já tem muita experiência para passar. Parabéns, Ifes - Campus Montanha! Parabéns a toda a região!”.
Em seguida, o prefeito de Montanha falou aos presentes, parabenizando o campus e os alunos pelo primeiro aniversário. Favarato contou da própria experiência de ter de sair do município para conseguir frequentar a universidade federal, pontuando que agora os jovens de Montanha têm a oportunidade de estudar no local. “Esses meninos estão tendo a oportunidade ímpar de ter o contato com uma instituição do porte e da excelência do Ifes”, comentou.
Já o reitor, Denio Rebello Arantes, destacou e agradeceu a parceria de prefeituras, bancada federal, servidores e moradores para a implantação e funcionamento do campus. Ele apresentou a atual estrutura do Ifes, com 21 campi espalhados pelo Estado, e falou a importância da educação profissional de qualidade para a sociedade. “A nossa instituição procura sempre fazer isto: não formar apenas bons profissionais, mas formar cidadãos, pessoas com consciência, que sejam capazes de trabalhar para o desenvolvimento da sociedade”, declarou.
“O Ifes já fez uma grande mudança nesta cidade e nos municípios aqui do entorno, mas a gente vai ver mesmo a diferença quando os alunos que estão aqui começarem a chegar ao mercado de trabalho. Alunos, assumam o seu papel na sociedade com a consciência de que um dia tiveram a chance de ser incluídos por uma instituição de qualidade e pensem na coisa mais importante: retribuir”, falou o reitor aos estudantes do Ifes presentes.
Em seguida, os alunos do campus fizeram apresentações. Murilo Silva Souza e Esthefani Pereira dos Santos contaram como ingressaram no campus e suas expectativas para o futuro, convidando outros jovens interessados a conhecer o Ifes. Hislany Rodrigues Dias e Melissa Damacena da Cruz recitaram uma poesia escrita por elas. A estagiária Paula Santos apresentou uma canção que compôs sobre o campus. Também foi exibido um vídeo feito com os estudantes sobre o aniversário do campus, realizado pelo professor de artes Luciano de Melo Dias.
Em seguida, o diretor-geral entregou placas de homenagem aos prefeitos, ao reitor e a diversos professores voluntários que atuaram no Campus Montanha: Evanildo Lopes de Sousa, de Português; Jordy Barreto, treinador de handebol; Jucélia Boldrini, professora de Artes; Leonardo Rocha Quaresma, de Educação Física; Marcelo Lírio da Silva, de Química; Pablo Olinto de Oliveira Souza, de Português; e Serlisandro Sampaio Viana, de Educação Física.
Para encerrar a festa, a Orquestra Pop & Jazz do Ifes fez uma apresentação cheia de sucessos, passeando por músicas de Milton Nascimento, Chico Buarque, Elis Regina, Rita Lee, Caetano Veloso e Tom Jobim, entre outros, além de clássicos do jazz.
Veja as fotos:
Redes Sociais