Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para a 1ª Semana da Metalurgia

Inscrições abertas para a 1ª Semana da Metalurgia

Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2015, 11h49 | Última atualização em Terça, 07 de Abril de 2015, 12h41

Evento acontece nos dias 14 de 15 de maio no Campus Vitória.

Estão abertas as inscrições para a 1ª Semana da Metalurgia do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O evento tem como público-alvo estudantes de nível superior e técnico, além de profissionais da área, ex-alunos do Ifes e professores. A expectativa é que cerca de 150 pessoas participem do evento, que acontecerá nos dias 14 de 15 de maio, das 8 às 17h30, no teatro do Campus Vitória. Os interessados em participar devem se inscrever acessando o formulário de inscrição.

No primeiro dia do evento os inscritos farão um credenciamento e participarão de palestras ministradas por graduandos em Engenharia Metalúrgica do Ifes, pelo coordenador do curso, Thalmo de Paiva Coelho Junior, e pelo vice-presidente de Operações da Arcellor Mittal Tubarão, Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira. À tarde, haverá mesas-redondas sobre as experiências de alunos no programa Ciência sem Fronteiras e também sobre as experiências profissionais de ex-alunos do curso de Engenharia Metalúrgica do Ifes.

No dia 15 de maio, estão previstas visitas técnicas às empresas Arcellor Mittal e Vale do Rio Doce. Após o almoço haverá palestra com uma representante da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e com o engenheiro metalúrgico João Chiabi Duarte. No último momento do evento, haverá uma mesa-redonda com representantes das principais indústrias da área de metalurgia do Espírito Santo, que discutirão sobre diversos temas, como inovação, desafios e relação academia-empresa.

O evento conta com o apoio das empresas Arcellor Mittal, Reframax, Suncoke Energy e Saint-Gobain.

Confira a programação completa do evento:

14 de maio
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura, com o diretor-geral do Campus Vitória, Ricardo Paiva
8h45 – Palestra “A visão do curso por um veterano”, Elisiane Muniz (aluna de Engenharia Metalúrgica)
9H15 – Palestra “Oportunidades no período de Graduação”, Felipe Lima e Silva (aluno de Engenharia Metalúrgica)
9h45 – Coffee Break
10h15 – Palestra “Expectativas: uma outra visão”, Thalmo de Paiva Coelho Junior (coordenador de Engenharia Metalúrgica)
10h45 – Palestra “Perspectivas para o setor siderúrgico no Brasil e no mundo”, Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira (vice-presidente de Operações da Arcellor Mittal Tubarão)
14h – Mesa-redonda “Estágio, Iniciação Científica e Programa Ciência sem Fronteiras”
15h30 – Coffee Break
16h – Mesa-redonda “Ex alunos, profissionais e mestrandos”