Página inicial > Notícias > Abertas as inscrições para o 1º Seminário Internacional de Aplicações para Análises Térmicas

Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2015, 16h20 | Última atualização em Quarta, 08 de Abril de 2015, 16h59

O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, no Campus Aracruz.

Estão abertas as inscrições para o “1º Seminário Internacional de Aplicações para Análises Térmicas, Materiais Poliméricos, Cerâmicos e Outros”, que será realizado nos dias 13 e 14 de maio no Campus Aracruz, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O seminário é organizado pelos campi Aracruz e Santa Teresa em parceria com a empresa Netzsch do Brasil, e os interessados em participar devem realizar cadastro no site do Campus Aracruz até o dia 4 de maio.

A programação do evento será a mesma nos dois dias, possibilitando ao participante escolher a melhor data para comparecer. Serão oferecidas 40 vagas por dia e haverá emissão de certificados de participação.

O evento é fruto da iniciativa do Grupo de Estudos Microestruturais, Nanotecnológicos e Químicos de Minerais (Gemenaqmi), de Santa Teresa, e tem o objetivo de divulgar a técnica analítica e promover contatos entre profissionais que utilizam essa técnica para estabelecimento de futuras parceiras científico-tecnológicas. A programação do seminário contará com uma palestra e uma demonstração prática de equipamentos.

O palestrante do evento será o doutor alemão Ekkehard Füglein, cientista sênior do Grupo Netzsch. Entre outras atividades, o grupo fabrica equipamentos para técnicas de calorimetria exploratória diferencial, termogravimetria, análise térmica diferencial, análise simultânea de termogravimetria e calorimetria exploratória diferencial, dilatometria, entre outras. Tais sistemas podem ser aplicados para caracterização de polímeros, metais, cerâmicas, vidros, fármacos, madeiras e cimentos.

Para o professor José Júlio de Freitas, químico analítico ambiental do Campus Santa Teresa e um dos responsáveis pelo seminário, o tema é muito importante pois é aplicável a processos de investigação de perda de massa de um objeto ao calor. “Essa técnica pode ser utilizada na análise calorífica de biomassa, na perda de massa de cerâmicas, comportamento de insumos siderúrgicos, análise de deformação de polímeros e estudos físico-químicos do petróleo e derivados”, informou.

Confira a programação do seminário (que será a mesma nos dias 13 e 14 de maio):
8h30 – Início do seminário com abordagem de aspectos fundamentais da técnica de análise térmica.
10h – Coffee break
10h20 – Demonstração prática de funcionamento do equipamento utilizando corpos de prova poliméricos.