Página inicial > Notícias > Ifes é incluído em programa da Capes para intercâmbio acadêmico na França

Ifes é incluído em programa da Capes para intercâmbio acadêmico na França

Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2015, 16h24 | Última atualização em Segunda, 06 de Abril de 2015, 16h24

Instituto poderá enviar até 10 alunos de graduação ainda este ano para intercâmbio em universidades francesas.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi incluído no programa Capes/Brafitec, que reúne instituições brasileiras e francesas e tem o objetivo de apoiar a cooperação bilateral por meio de parcerias universitárias nas especialidades das engenharias, favorecendo o intercâmbio de estudantes de graduação, as iniciativas para aproximação de estrutura e conteúdos curriculares e de metodologias de ensino nos dois países.

Segundo Rodrigo Varejão, que é coordenador do Brafitec no Ifes, será custeada a ida de até 10 alunos de graduação do Instituto por ano para a França, para um intercâmbio acadêmico. O programa terá dois anos de duração, ou seja, dois grupos de alunos da instituição terão a chance de participar. Os primeiros selecionados deverão viajar em setembro deste ano, para estudar em instituições que atuam principalmente na área de telecomunicações e informática.

O coordenador contou que as regras do processo de seleção interna dos intercambistas já estão sendo elaboradas. É possível adiantar que os candidatos deverão ter nível básico de proficiência em Língua Francesa, além de serem, prioritariamente, estudantes de cursos como Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação. Para Varejão, talvez seja possível selecionar ainda alunos da Engenharia de Controle e Automação, de acordo com as oportunidades disponíveis. As submissões do Ifes para o Brafitec serão analisadas pela Capes, que dará a palavra final sobre os selecionados.

O intercâmbio terá duração de um ano, inicialmente, com um semestre de aulas na universidade e outro de estudos e estágio em uma empresa francesa. Eventualmente, o candidato poderá pleitear um período a mais para o aprendizado do idioma francês, antes do início das aulas na universidade, entretanto, a concessão desse tempo extra de estudos também ficará a critério da Capes.

As instituições brasileiras associadas ao Brafitec são: Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As francesas são: Télécom SudParis; Télécom Saint Etienne; e École Polytechnique de l’Université de Nice (Unice).

Assunto(s): brafitec , capes , intercâmbio