Plataforma que cruza dados do Lattes de pesquisadores do Ifes está disponível para comunidade acadêmica
Pelo Stela Experta, é possível fazer buscas por especialistas, grupos e temas de pesquisa, produções e projetos da instituição.
Já está disponível para consulta de toda a comunidade acadêmica a plataforma Stela Experta, um sistema que integra os dados dos Currículos Lattes de professores, pesquisadores e alunos do Ifes. Utilizando a plataforma, é possível fazer buscas por especialistas da instituição, temas com os quais trabalham, produções da instituição, projetos, grupos de pesquisa montados e seus perfis.
O Stela foi desenvolvido para apoiar a gestão estratégica de informação curricular, de modo a apoiar a implementação de políticas, além de possibilitar a contextualização e o levantamento de dados e conectar os pesquisadores. O acesso é feito pelo link http://www.stelaexperta.com.br/ifes. O log-in é ifes e a senha é ifes123. Um vídeo tutorial e as informações para acesso também estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).
A PRPPG lembra que, para que o Stela Experta seja o mais fiel possível à realidade e dê visibilidade a todos os trabalhos e projetos do Ifes, os servidores e alunos devem fazer um esforço para manter seus Currículos Lattes sempre atualizados, considerando que grande parte dos dados são retirados desse sistema. O Stela também usa informações do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, Qualis Capes, JCR, Scopus, SJR e informações institucionais.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio Có, destaca que o novo sistema foi instalado com o objetivo de por em prática soluções para aprimorar os mecanismos de gestão da pesquisa no Ifes. “A ferramenta permite levantar de forma ágil e sistemática indicadores de produção científica de um campus, de um curso de pós-graduação ou de um grupo de pesquisa, por exemplo. Para além disso, facilitará a identificação de pesquisadores e extensionistas frente às demandas internas ou externas e permitirá a identificação e a conexão de pessoas com interesses comuns fortalecendo o conceito de ação em rede”, explicou.
Na plataforma, é possível fazer consultas utilizando filtros como: ano de início e ano de fim do trabalho; natureza do financiamento; situação da pesquisa; nomes dos participantes; titulação máxima do participante; formação; curso de atuação do pesquisador; lotação institucional; entre outros itens. O Stela Experta também gera e exporta gráficos a partir das buscas feitas.
Redes Sociais