Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes ganham prêmio de inovação tecnológica

Alunos do Ifes ganham prêmio de inovação tecnológica

Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2015, 11h36 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 15h11

O sistema de irrigação inteligente proposto pela equipe venceu outras 47 ideias no Desafio da Inovação.

Carine Ribeiro dos Santos, aluna de Licenciatura em Química do Campus Vila Velha; Huarley Pratte Lemke, aluno de Engenharia Mecânica e servidor do Campus São Mateus; João Carlos Pandolfi, aluno de Sistemas de Informação do Campus Serra; e Lorenzo Castro Areias, aluno de Engenharia Mecânica do Campus São Mateus; venceram, juntos com alunos de outras instituições, o Desafio da Inovação, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento, realizado nos dias 7 e 8 de abril, contou com 120 participantes, que apresentaram 48 ideias.

Eles formaram a equipe Irrigatech, que desenvolveu um sistema de irrigação inteligente com um novo tipo de válvula multidirecional voltada exclusivamente para sistemas de irrigação, mais simples e barata, reduzindo os custos para o produtor e economizando água. No Brasil, 72% de toda a água potável é utilizada apenas para a agricultura em irrigação e grande parte desse montante é desperdiçada pela falta de equipamentos voltados exclusivamente para esse mercado e pela defasagem tecnológica.

A equipe vencedora foi definida por unanimidade pela equipe de jurados e faturou R$ 50 mil em serviços, mais um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica do produto. Ainda durante o evento, os integrantes fecharam uma parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que cederá suas instalações para auxiliar no desenvolvimento do sistema com o intuito de o colocar em prática no estado.

Além dos alunos do Ifes, também fazem parte da equipe Irrigatech: Ana Clara Deps e Letícia Frauches Pereira, alunas de Engenharia Civil da Univix; Lady Diana Freire Almeida, graduada em Medicina na Emescam; Lais Lodi, graduada em Engenharia da Computação na Ufes (Campus São Mateus). O desafio contou com uma parceria do Sebrae com a agência Ebrand, e teve apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Assunto(s): desafio , inovação , alunos