Página inicial > Notícias > Professores do Ifes têm trabalhos reconhecidos internacionalmente

Professores do Ifes têm trabalhos reconhecidos internacionalmente

Publicado: Quarta, 29 de Abril de 2015, 17h19 | Última atualização em Quarta, 29 de Abril de 2015, 17h19

O professor Fabiano Borges Ruy, do Campus Serra, ganhou o prêmio de melhor artigo do Simpósio de Computação Aplicada, realizado em abril na Espanha.

Três professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tiveram seus trabalhos acadêmicos reconhecidos internacionalmente. O professor Fabiano Borges Ruy, da Coordenadoria de Informática do Campus Serra, ganhou o prêmio de melhor artigo do Simpósio de Computação Aplicada, realizado pela Association for Computing Machinery (ACM) na cidade de Salamanca, na Espanha, entre 13 e 17 de abril.

No artigo o professor contou com a orientação dos professores Ricardo Falbo, Monalessa Barcellos e Giancarlo Guizzardi, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O trabalho “Towards an Ontology Pattern Language for Harmonizing Software Process related ISO Standards” foi premiado na categoria IA e agentes.

O texto aborda as Ontologias de Organizações, que são úteis a diversos propósitos, e defende organizá-las como Linguagens de Padrões Ontológicos (OPLs), favorecendo sua reutilização. O trabalho apresenta ainda a versão inicial da Enterprise Ontology Pattern Language (E-OPL) e demonstra como foi utilizada para construir uma ontologia organizacional para o domínio específico de universidades.

Já os professores Pedro Vitor Morbach Dixini e Vinicius Guilherme Celante, do Campus Aracruz, tiveram seus trabalhos aceitos para o 11º International Symposium on Electrochemical Methods in Corrosion Research (EMCR). O evento é realizado pela International Society of Electrochemistry e é reconhecido como um dos mais importantes congressos na área de corrosão do mundo.

Os trabalhos aceitos foram “Study of the electrochemical behavior of sodium dodecyl sulfate (SDS) as a corrosion inhibitor for AISI 1020 steel”, selecionado para apresentação oral; e “Monitoring the degradation and corrosion of naphtenic acids by electrospray ionization Fourier transfor ion cyclotron resonance mass spectrometry and atomic force microscopy” aceito para apresentação de pôster. O simpósio será realizado entre os dias 24 e 29 de maio em Troia, Portugal.

Assunto(s): artigos , congressos