Página inicial > Notícias > Professores de Física do ensino médio podem se inscrever para atividades na Escola do CERN na Suíça

Publicado: Quinta, 14 de Maio de 2015, 17h11 | Última atualização em Quinta, 14 de Maio de 2015, 17h11

As inscrições estão abertas até o dia 3 de junho. As atividades serão desenvolvidas entre 30 de agosto e 4 de setembro em Genebra e em Lisboa.

Estão abertas até o dia 3 de junho as inscrições para a seleção de professores de Física do ensino médio para participarem do programa Escola de Física, em língua portuguesa. As atividades serão desenvolvidas entre 30 de agosto e 4 de setembro no Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra, na Suíça; e no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental (LIP), em Lisboa, Portugal.

Conforme o edital lançado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), poderão se inscrever docentes da área que atuem em escolas federais, estaduais, municipais e particulares. O edital, as orientações e o formulário de inscrição podem ser acessados no site http://www.sbfisica.org.br/escolacern.

O CERN, um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no mundo, recolocou em funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons (LHC). Dentre os seus diversos programas, o centro mantém um de Educação. Desde 2007, existe uma Escola de Física destinada a professores de escolas secundárias portuguesas, na qual são desenvolvidas aulas sobre Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN.

A expectativa é que 30 professores participem do programa em 2015. Além da participação na Escola de Física no CERN os professores brasileiros também participarão de uma visita ao LIP, em Lisboa, nos dias 27 e 28 de agosto, onde serão preparados para a Escola.

Assunto(s): CERN , física , inscrições , Suíça