Página inicial > Notícias > Servidores e alunos do Ifes podem utilizar serviço FileSender para envio de arquivos

Publicado: Segunda, 18 de Maio de 2015, 18h02 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h42

O serviço permite o envio de arquivos de até 5GB.

Os servidores e alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) têm à disposição o serviço FileSender de envio de arquivos, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pela internet na maioria das instituições públicas de ensino superior do país. O serviço permite o envio de grandes arquivos (até 5GB) entre usuários da rede e o envio de um mesmo arquivo para vários usuários. Também permite o envio de voucher para que usuários sem acesso ao serviço possam realizar o upload de um arquivo específico.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do Ifes, Joubert Alexandrino de Souza, a troca de arquivo é feita de maneira confiável. “A autenticidade das credenciais do remetente é dada pelo acesso federado ao serviço, realizado pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Ou seja, o destinatário tem a garantia sobre quem enviou o arquivo. É seguro”. Joubert também explica que as pessoas não precisam se preocupar com os limites de armazenamento de sua caixa postal: “isso acontece porque os arquivos não são enviados diretamente ao destinatário e sim colocados à disposição para download”.

Para acessar o serviço, é necessário que o servidor entre no endereço filesender.rnp.br, clique em “acesso federado”, escolha o Ifes e informe número do Siape e senha. Os alunos devem utilizar o número de matrícula e a senha de rede. A utilização é simples, e dúvidas podem ser sanadas no Guia do Usuário (disponível na página do serviço), que traz instruções detalhadas sobre suas funcionalidades.

Acesse o serviço.

Assunto(s): filesender , alunos , servidores , arquivos