União Europeia apresenta para o ES programa de cooperação científica
O evento acontece no dia 21 de maio, quinta-feira, às 14h30, no LabPetro da Ufes.
O maior programa de apoio à pesquisa científica e inovação da Europa será apresentado em Vitória em um seminário realizado pela Delegação da União Europeia no Brasil em conjunto com o Governo do Espírito Santo e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Esta será a oportunidade de apresentar o Programa Horizonte 2020, lançado em 2014 para incentivar novos avanços e descobertas e a transferência de ideias inovadoras dos laboratórios para o mercado.
Representantes de estados europeus também apresentarão os programas de pesquisa nacionais e as possibilidades de cooperação com instituições e pesquisadores de Espírito Santo.
O evento acontece no dia 21 de maio, quinta-feira, às 14h30, no auditório do Laboratório de Petróleo (LabPetro), localizado no Centro de Ciências Exatas da Ufes. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail bbiceplus@ird.fr.
“A Delegação da União Europeia já esteve em outros nove estados para criar essa aproximação e ampliar nossa parceria no nível dos pesquisadores junto com colegas dos estados europeus”, afirmou o conselheiro científico Piero Venturi, que responde pela pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil. “Há também grande interesse de estudantes em participarem de programas de intercâmbio, e a Europa é um destino muito procurado e um local de excelência para estudar”.
“Este é um momento importante para nosso Estado mostrar as potencialidades naturais, econômicas e de qualidade de vida, estreitar relações com pesquisadores europeus e tornar este intercâmbio de conhecimento uma nova força propulsora para o desenvolvimento de soluções inovadoras e o surgimento de novos negócios”, afirmou o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Guerino Balestrassi.
Programa Horizonte 2020
O Programa Europeu de apoio à Pesquisa, Inovação e Cooperação Internacional - Horizonte 2020 é o maior programa de cooperação na pesquisa e inovação do mundo. O programa promove a transferência de tecnologia e inovação e sinergias entre academia e a indústria e está aberto aos pesquisadores brasileiros. Perto de 80 bilhões de euros de financiamento estão disponíveis ao longo de sete anos de atuação do programa (2014 a 2020), para além do investimento privado e público nacional, e co-financiamentos disponibilizados pela União Europeia.
O Tour do Brasil visa a difundir o conhecimento sobre os programas europeus com o objetivo de ampliar as ações de cooperação internacional e participação brasileira no âmbito dos programas europeus.
Fonte: Sectti
Redes Sociais