Página inicial > Notícias > Campus Vila Velha ofertará Mestrado Profissional em Química

Campus Vila Velha ofertará Mestrado Profissional em Química

Publicado: Segunda, 25 de Maio de 2015, 11h33 | Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2015, 09h32

O campus foi selecionado para ser um dos polos do Profqui da Capes.

O Campus Vila Velha do Instituto Federal do Espírito Santo foi selecionado para ofertar o novo Mestrado Profissional em Química (Profqui), aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso, que será coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem previsão de iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2016 e contará com aulas presenciais e a distância.

O Profqui tem o objetivo formar em nível de mestrado professores de química que estejam em atividade, sem tirá-los da sala de aula. Além de incentivar e direcionar os problemas de investigação-pesquisa para sejam relacionados diretamente com a sua prática profissional e seu cotidiano nas escolas. A coordenadora do programa no Ifes, a professora Michele Comarú, destaca que a oferta do mestrado completa a proposta de verticalização do ensino de química em diversos níveis, visto que o Ifes já conta com cursos técnicos e graduações.

“Tenho muita confiança na equipe que ajudou a construir o projeto do Profqui. Será uma oportunidade do oferecermos formação continuada e especializada para os professores que ensinam química na educação básica, visando não só um aperfeiçoamento nos conhecimentos químicos mas, especialmente buscando oferecer uma educação científica voltada à formação para a cidadania, para a contextualização e para a aproximação entre o saber científico e o saber escolar”, comenta a professora.

O Profqui é um mestrado em rede. Isso significa que haverá uma ementa única e uma instituição coordenadora, e a rede de instituições participantes seguirá essas diretrizes. Como qualquer mestrado, terá duração de dois anos em que os alunos cursarão as disciplinas e produzirão uma monografia a ser defendida ao final. E, ao contrário dos mestrados acadêmicos, os alunos não devem parar de trabalhar durante este período. A Capes ainda informará quantas bolsas serão concedidas para os participantes – a intenção é beneficiar principalmente professores do ensino público.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Sociedade Brasileira de Química.