Página inicial > Notícias > Abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio

Abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio

Publicado: Segunda, 25 de Maio de 2015, 14h29 | Última atualização em Quarta, 27 de Maio de 2015, 18h47

Para fazer um curso superior no Ifes, é necessário fazer o Enem e depois se inscrever no Sisu.

Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até o dia 5 de junho para fazer a inscrição para o certame. As inscrições são realizadas pela internet, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. A taxa de inscrição é de R$ 63. Os alunos de escolas públicas e os candidatos que se encontram em situação de carência socioeconômica são isentos do pagamento da taxa de inscrição. As provas acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro em todo o país.

A seleção para os cursos superiores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é feita através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base na nota final do Enem. Por isso, e imprescindível que os interessados em ingressar em qualquer engenharia, bacharelado ou licenciatura na Instituição em 2016, realize o Enem 2015.

Novidades no Enem 2015
Medidas para reduzir a abstenção, ampliar a segurança e dar mais tranquilidade aos participantes são os destaques do edital do exame. Os candidatos isentos de taxa de inscrição que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próxima edição. O objetivo da iniciativa é diminuir os índices de abstenção e, com isso, evitar desperdício de dinheiro público.

Nos dois dias de exame, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A diferença em relação aos exames anteriores é o início das provas, às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.