Página inicial > Notícias > Campus de Alegre seleciona famílias socializadoras para cães-guia

Campus de Alegre seleciona famílias socializadoras para cães-guia

Publicado: Quinta, 28 de Maio de 2015, 17h47 | Última atualização em Quinta, 28 de Maio de 2015, 17h47

As famílias vão cuidar e socializar, durante um ano, de cães que serão treinados no novo curso técnico que será iniciado no campus.

O Campus de Alegre, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), está fazendo o cadastro de famílias interessadas em acolher cães que serão treinados no novo curso técnico que será ofertado no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia. O centro passará a funcionar no campus, no segundo semestre. As famílias socializadoras vão exercer uma função primordial na primeira etapa do processo de preparação desses animais, e devem ficar com eles por cerca de um ano.

Nesse período, o cão deverá viver com a família e ser levado por ela a todos os lugares possíveis para que se acostume a diferentes ambientes, ou seja, tenha convívio social. Todo esse processo terá o acompanhamento dos profissionais do Centro de Treinamento: veterinário, psicólogo, treinador de cães-guia, aluno do curso, dentre outros, além de alimentação gratuita para o cão.

Após esse período, numa segunda etapa, o animal deverá retornar ao campus para completar seu treinamento. Estarão disponíveis para acolhimento, inicialmente, 20 filhotes da raça labrador, sendo um para cada família. Outros 20 filhotes serão acolhidos pelos próprios alunos que forem aprovados para o curso.

Depois do treinamento, os cães serão entregues a pessoas com cegueira ou baixa visão, cadastradas numa lista da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). O cadastro foi feito no ano passado.

As famílias interessadas em participar como socializadoras devem se inscrever por meio de formulário on-line. A seleção será feita por meio de entrevista e participação em um curso de capacitação que será ofertado no campus no final de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (28) 3552-8131, ramais 219 (Madella) ou 288 (Cláudia).

Curso técnico
O Curso Técnico em Treinamento e Instrução de Cães-Guia será subsequente, ou seja, destinado a quem já concluiu o ensino médio. Serão 20 vagas no Campus de Alegre e a oferta acontecerá por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), do Ministério da Educação. O sistema seleciona os alunos usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A previsão é de que ele esteja aberto para o cadastro dos candidatos entre 22 e 26 de junho. As aulas começam em agosto.

O objetivo do curso técnico, que terá duração de dois anos, é formar um profissional com consciência ética e responsabilidade socioambiental, capaz de atuar com competência no treinamento e instrução de cães-guia, proporcionando um aumento no número cães-guia em atividade no País e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual.

Os alunos vão adquirir conhecimentos nas áreas de anatomia, fisiologia, comportamento e bem-estar animal, além de aprender técnicas de criação e manejo desses animais. Eles também serão capacitados para selecionar os cães que serão treinados e acompanhar as famílias e duplas formadas, entre outras competências. Depois da conclusão do curso, poderão atuar em centros de treinamento, em instituições de prestação de serviços às pessoas com deficiência, ou ainda como autônomos.