Página inicial > Notícias > Grupo de Pesquisa de Tecnologia Social promove Caminhada Ecológica nesta quarta-feira (3) em Vitória

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2015, 18h28 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2015, 18h28

A Caminhada Rota das Nascentes terá início às 8h30 na pracinha do bairro Itararé e passará pela região conhecida como “Território do Bem”.

Acontece nesta quarta-feira (3) a 1ª Caminhada Ecológica Rota das Nascentes. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa de Tecnologia Social (LabTec), do Curso Técnico em Geoprocessamento do Campus Vitória do Ifes. A caminhada terá início às 8h30, na pracinha do bairro Itararé, e passará pelos bairros da Penha, São Benedito e Consolação, um trajeto de aproximadamente 5 km.

O evento tem o objetivo de divulgar a importância do cuidado com o meio ambiente e sua relação com a saúde e apoiar o processo de proteção de uma nascente existente no território. Além dos pesquisadores do LabTec, também participarão da caminhada os estudantes do curso de Licenciatura em Letras do Campus Vitória e do Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Sistemas (Leds), do Campus Serra.

Durante o percurso serão distribuídas aos moradores mudas de árvores frutíferas e de temperos e serão inauguradas placas de sinalização das nascentes visitadas. A ação será desenvolvida na área conhecida como “Território do Bem”, composta pelos bairros São Benedito, Bairro da Penha, Itararé, Consolação, Jaburu, Floresta, Bonfim e Engenharia; todos na capital. O evento é realizado em parceria com o Ateliê de Ideias e o Instituto Unimed Vitória.

A Caminhada Ecológica será a primeira ação do projeto “Mapa do Bem”, que foi contemplado em 2014 pela Chamada nº17 do CNPq/Setec e é uma homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado na próxima sexta-feira (5). Na ação será feita uma cartografia dos oito bairros para que seja criada uma ferramenta que possa ajudar os moradores a conhecer os recursos ambientais da cidade.

Também participarão da caminhada moradores do “Território do Bem”, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Ewald Júnior, crianças do Cajun de Jaburu e Consolação, catadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv) e profissionais da Unidade de Saúde Municipal (US) do bairro Consolação.

LabTec
O Laboratório de Tecnologias Sociais do Ifes é vinculado ao Curso Técnico em Geoprocessamento e tem o objetivo de aplicar o conhecimento adquirido nas salas de aula do Instituto no cotidiano da sociedade.