Página inicial > Notícias > Ifes realiza apresentações e participa de debates do Fórum de Assessores Internacionais do Conif

Publicado: Terça, 09 de Junho de 2015, 17h17 | Última atualização em Terça, 09 de Junho de 2015, 17h17

Representantes do Instituto mostraram a proposta para a realização do Congresso WFCP 2016, que acontecerá em Vitória.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participou de debates e reuniões promovidos pelo Fórum de Assessores Internacionais (Forinter), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), durante o mês de maio. O primeiro encontro aconteceu nos dias 25 e 26 de maio, no Recife (PE), e tratou de tópicos como as políticas de internacionalização da Rede Federal; mobilidade para receber mais pesquisadores estrangeiros no Brasil; exemplos de boas práticas; centros de idiomas, entre outros.

Na ocasião, o Ifes participou de várias discussões e realizou duas apresentações: “Congresso WFCP 2016 em Vitória” e “Extensão, Pesquisa e Ensino - como as ações internacionais permeiam esta tríade e como trabalhar para que haja um senso comum disso nas instituições?”. O WFCP é o Congresso Mundial da Federação dos Colleges e Politécnicos, que será realizado na cidade de Vitória, em 2016, reunindo líderes mundiais do sistema educacional para discutir avanços no setor. A proposta do Ifes para organização do evento – incluindo local, programação e estrutura – foi aprovada.

Já entre 26 e 29 de maio, mesas-redondas do Forinter aconteceram em paralelo à programação do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (III FMEPT), também no Recife. O Ifes participou das mesas com os seguintes temas: “Apresentação da Rede Federal de EPCT para as instituições estrangeiras participantes do Fórum”; e “Implementação dos cursos e-Tec Idiomas sem Fronteiras na Rede Federal - Inglês, Espanhol e Português como Língua Adicional”.

Assunto(s): forinter , ifes , fmept , wfcp , reunião