Página inicial > Notícias > Acesse a cartilha do programa de cooperação científica Horizon 2020

Acesse a cartilha do programa de cooperação científica Horizon 2020

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2015, 18h12 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2015, 18h15

Programa europeu de cooperação para pesquisa e inovação pretende ser o maior desse tipo já feito.

Os representantes do Programa Europeu de apoio à Pesquisa, Inovação e Cooperação Internacional – Horizon 2020 disponibilizaram uma cartilha detalhando a iniciativa para os interessados no tema. O Horizon 2020 tem o objetivo de ser o maior programa de cooperação na pesquisa e inovação do mundo, promovendo a transferência de tecnologia e inovação e sinergias entre academia e a indústria. Ele foi apresentado a instituições capixabas no dia 21 de maio, em reunião que contou com a presença de representante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Foi destacado que o Horizon 2020 está aberto aos pesquisadores brasileiros.“Trouxemos este evento para que pesquisadores e estudantes vejam que a Europa está com oportunidades abertas para projetos de pesquisa em conjunto”, destacou Piero Venturi, que responde pela pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil. Márcio Tietz Monteiro, da Pró-Reitoria de Ensino do Ifes, conta que o foco da reunião foi divulgar a possibilidade de compartilhar o custo do investimento em pesquisa e incentivar cooperação entre instituições públicas e privadas.

Segundo informações do Horizon 2020, perto de 80 bilhões de euros de financiamento estarão disponíveis ao longo de sete anos de atuação do programa (que teve início em 2014), para além do investimento privado e público nacional, e cofinanciamentos disponibilizados pela União Europeia.

“Estamos aqui para dar um importante passo na parceria estratégica da União Europeia com o Brasil. Nosso objetivo é ouvir as diferentes preocupações e áreas que interessam ao País e aos estados e articular parcerias de grande potencial para colaboração em benefício mútuo, principalmente nas áreas de biocombustíveis, ciência marinha, energia, agricultura, meio ambiente e tecnologias da informação”, explicou a embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias.

Acesse a cartilha do Horizon 2020.

Acesse o site da Delegação da União Europeia no Brasil

*Com informações da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)