Página inicial > Notícias > Campus Vitória oferta curso de extensão sobre Mecânica dos Fluidos

Campus Vitória oferta curso de extensão sobre Mecânica dos Fluidos

Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2015, 13h38 | Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2015, 14h20

Inscrições podem ser feitas entre 15 e 22 de junho por alunos de engenharia do Ifes e de outras instituições, além de engenheiros já formados.

A Coordenadoria de Mecânica do Campus Vitoria, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), vai ofertar um curso de extensão sobre Mecânica dos Fluidos. As inscrições vão de 15 a 22 de junho e podem ser feitas tanto por alunos de Engenharia do Ifes quanto por alunos de outras instituições, além de engenheiros já formados. O curso vai abordar o tema “Modelagem Lagrangiana e Método SPH Aplicados a Escoamentos de Fluidos Viscosos e Incompressíveis”.

Há, no total, 40 vagas, distribuídas da seguinte forma: 20 para alunos do Ifes e 20 para alunos de outras instituições (10 federais e 10 particulares). Os pré-requisitos para participar são ter cursado (ou estar cursando) a disciplina Mecânica dos Fluidos, com conhecimento das equações de conservação e transporte de energia aplicadas ao escoamento de fluidos, e também ter conhecimentos de cálculo diferencial e integral.

A proposta do curso é apresentar ao aluno uma forma alternativa para a solução de problemas de Mecânica dos Fluidos, baseada na modelagem lagrangiana, atrativa devido à facilidade de trabalhar com superfícies livre e geometrias complexas e, ainda, permitindo uma melhor visualização gráfica da evolução temporal e das propriedades do fluido.

Os interessados devem entrar em contato com o professor Carlos Alberto Dutra Fraga Filho, pelo e-mail carlo.fraga@ifes.edu.br ou pelo celular 99771-8800, das 9 horas às 12 horas. É necessários apresentar RG, CPF e comprovação de preenchimento dos pré-requisitos para se inscrever. As aulas ocorrerão às sextas-feiras, das 13h às 15h, no Campus Vitória. Os encontros acontecerão no período de 26 de junho a 31 de julho, totalizando 12 horas-aula.