Página inicial > Notícias > Equipes do Ifes conquistam vagas na final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2015, 18h56 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2015, 18h56

Três grupos do Campus Ibatiba e três do Campus Linhares serão os representantes do Estado na competição.

Seis equipes do Instituto Federal do Espírito Santo foram classificadas para a fase final da 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), sendo três grupos do Campus Ibatiba e três do Campus Linhares. As equipes do Ifes serão as únicas representantes do Estado na final competição, que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A equipe “Abaporu Pensante”, do Campus Ibatiba, terminou as primeiras fases da Olimpíada com a maior nota geral entre todas as escolas públicas da Região Sudeste, sendo seus integrantes premiados com as passagens aéreas para a final da competição. O grupo é formado pelos alunos Caio Menário, Evelyn Freire e Ulisses Alvim.
Também receberão as passagens para o evento a equipe “Discípulos Plinianos”, do mesmo campus, formada pelos alunos Débora Pimentel, Marcone Freitas e Milena Carvalho. O Campus Ibatiba ainda teve a equipe “Inimigos da Trincheira” classificada. O grupo é formado pelos alunos Igor Ambrósio, Pedro Henrique Amorim e Sabrina Alcure, e conquistou a medalha de prata na edição de 2014 da competição.

No Campus Linhares, o time “JK da Zoeira” foi classificado pelo segundo ano consecutivo da fase final da ONHB, sendo formada pelos alunos Bianca Chiabai Bissoli, Bruna Schulthais Largura e João Victor Gomes Correia. O campus ainda será representado pelas equipes “Senhoras Feudais”, formada pelas alunas Jordanna Pacheco Rodrigues, Julia Polleze e Thacyane Costa; e “Traição da Pólvora”, das alunas por Bárbara Elisário Oliveira, Esther Pagung e Lorrayne Borges de Aguiar.

Um quarto grupo do Campus Linhares ficou em quinto lugar na lista de espera da competição e poderá ser convocado no dia 20 de junho para a final, caso alguma equipe classificada não envie os documentos necessários para a participação. A equipe se chama “MGA” e conta com os alunos Ana Gabriela Berger, Luis Felipe da Silva e Maykcilane Miguel.

As equipes classificadas do Campus Ibatiba foram orientadas pelo professor Plínio Ferreira Guimarães e contaram com o apoio das professoras Renata Aparecida dos Santos e Kenia Olympia Fontan Ventorim. Já as equipes do Campus Linhares tiveram a orientação da professora Flávia Candida do Nascimento de Souza.

Olimpíada
A ONHB é considerada a maior competição na área de História do Brasil para alunos do Ensino Médio e agrega escolas públicas e privadas. A edição deste ano contou com mais de 10 mil equipes inscritas em todo o País, sendo 162 do Espírito Santo. Foram convocadas 302 equipes de todo o Brasil para a final. Os times foram selecionados após as cinco fases iniciais da competição, em que responderam a questões e desenvolveram atividades on-line.

Para mais informações acesse o site http://www.olimpiadadehistoria.com.br.

Assunto(s): ONHB , história , olimpíada , Ibatiba , Linhares