Página inicial > Notícias > Alunos bolsistas do Pibid promovem aulão e gincana de Química para estudantes do 3º ano

Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2015, 18h48 | Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2015, 16h29

A atividade acontecerá nesta sexta-feira (3), na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Agenor Roris.

Sete alunos do Campus Vila Velha vão realizar nesta sexta-feira (3), das 10h às 12h, um aulão e uma gincana com turmas do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Agenor Roris. Carolina Rosa, Barbara Lyra, Alexandre Perin, Jeferson Faustino, Claudia Feijó, Márcio Júnior e Victor Bicalho são alunos da Licenciatura em Química e atuam na escola como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

O evento desta sexta tem o objetivo de abordar, de forma dinâmica e interativa, a aplicação da química no cotidiano. As seis turmas de 3º ano vão participar de uma gincana, com provas diversas e questões falando sobre as cadeias carbônicas e os tipos de drogas formados por elas. A intenção é avaliar o conhecimento dos alunos e auxiliá-los na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além disso, a proposta é debater com os jovens o tema das drogas e seus impactos no organismo e na vida das pessoas e os riscos associados a elas. A gincana encerra uma série de atividades – iniciada em junho – com essa ideia: reforçar a preparação em química para o Enem e também trabalhar a questão das drogas, de forma integrada.

Ao longo do mês passado, foi realizado um debate sobre uso de drogas, o que causam no nosso corpo, os impactos para as famílias, as propostas de legalização, entre outros aspectos. Depois, os alunos fizeram pôsteres com imagens em 3D de moléculas de remédios, drogas naturais e sintéticas, e drogas legalizadas, como nicotina, entre outras.

De acordo com o aluno Márcio Júnior, um dos organizadores do evento, iniciativas como essa mostram que é possível ensinar química de uma forma descontraída e relacioná-la com assuntos presentes no cotidiano. Na sua avaliação, o retorno tem sido muito positivo, e tanto alunos quanto professores têm demonstrado interesse. O trabalho está sendo supervisionado pela professora Michele Comarú, do Ifes, e conta com a parceria da professora Francine Martins, da escola estadual.