Página inicial > Notícias > Abertas as inscrições para o Prêmio de Fotografia do CNPq

Abertas as inscrições para o Prêmio de Fotografia do CNPq

Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2015, 18h13 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 15h21

Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte 2015, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, além de docentes e pesquisadores brasileiros com idade maior que 18 anos. As inscrições vão até o dia 31 de agosto, e o resultado será divulgado no dia 11 de dezembro.

A quinta edição da premiação conta com as categorias “Câmeras Fotográficas”, que selecionará imagens com ambientes silvestres e naturais; e “Instrumentos Especiais”, para fotos que sejam produzidas por meio de lupas, microscópios, microscópios eletrônicos, telescópios, imagens de satélite, raio X, ultrassom, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio e PET Scan.

Os primeiros colocados de cada categoria serão premiados com R$ 8.000 e terão direito a passagem aérea e hospedagem para participar da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2016. Os dois segundos colocados receberão o prêmio de R$ 5.000 e os que alcançarem o terceiro lugar receberão R$ 2.000.

A imagem inscrita deverá estar associada à atividade científica e tecnológica e ter sido produzida para fundamentar o trabalho de pesquisa ao qual o candidato esteja vinculado. As imagens devem ser inéditas, ou seja, nunca terem sido utilizadas para fins de concurso. A candidatura é individual e apenas serão aceitos trabalhos em língua portuguesa. Confira o regulamento completo.

A inscrição é realizada pela internet, e a fotografia só pode concorrer em uma categoria. Para se inscrever o candidato deve preencher uma ficha cadastral; anexar seu currículo atualizado da Plataforma Lattes; enviar a imagem no formato JPG ou JPEG, em arquivo de no máximo 10 megabytes; fornecer informações sobre a fotografia (título da imagem, data, local, tipo de aparelho e lente utilizada para a produção da imagem); e criar um texto explicativo sobre a foto com no máximo 600 caracteres.

O Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq. Realizada desde 2011, a premiação busca revelar talentos e trazer uma tendência do âmbito acadêmico-científico mundial de associar as tecnologias tradicionais e inovações eletrônico-digitais à produção de imagens com temas sobre pesquisa científica.

Para mais informações acesse o site www.premiofotografia.cnpq.br