Página inicial > Notícias > Professor do Ifes convida pesquisadores a contribuírem com projeto de segurança alimentar financiado pela FAO

Publicado: Segunda, 27 de Julho de 2015, 10h10 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2015, 10h10

O projeto LANIIT atua num cenário de mudanças climáticas, por meio da identificação de acessos a sementes e mudas no Brasil, Paraguai e Uruguai, para disponibilização a melhoristas e agricultores.

O professor e pesquisador Wilton Soares Cardoso, do Campus Venda Nova do Imigrante, é um dos representantes do Estado no projeto LANIIT, que é a criação de uma rede latino-americana para implementação de um tratado internacional que tem o objetivo de garantir a segurança alimentar, a conservação de recursos genéticos das culturas e os direitos dos agricultores. O projeto recebe apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O LANIIT busca construir um plano de ação estratégico para a implementação do Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura (Tirfaa). Depois de participar do III Workshop Regional do projeto, que aconteceu em Sete Lagoas-MG, o professor agora busca contribuições de outros pesquisadores da área.

O Tirfaa já foi assinado e ratificado pelo Brasil, pelo Paraguai e pelo Uruguai, e possui força de lei. O plano de ação que será desenvolvido tem o objetivo de promover a segurança alimentar num cenário de mudanças climáticas, por meio da identificação de acessos a sementes e mudas nesses países, para disponibilização a melhoristas e a agricultores.

De acordo com o professor Wilton, o recorte do projeto engloba as culturas do milho, trigo, arroz, feijão e mandioca. “A manutenção destas culturas garante que não haverá fome no futuro. Temos que pesquisar como plantar em temperaturas cada vez mais elevadas e também como disponibilizar sementes para os agricultores familiares. Hoje a agricultura familiar fica na mão das grandes empresas, que vendem as sementes a preços cada vez maiores”, explicou.

Para o professor, a participação de representantes do Estado é muito importante porque o Espírito Santo possui uma agricultura familiar relevante. “O estado terá oportunidade de criar, avaliar e receber os resultados desse projeto para disponibilizar aos agricultores e melhoristas. Gostaria de contar com profissionais da área para, além de divulgarem seus projetos, participarem das discussões, ações e colaborarem na criação da proposta”, salientou.

Os pesquisadores interessados em colaborar com o projeto LANIIT, ou saber mais sobre o assunto, devem entrar em contato com o professor Wilton Soares Cardoso pelo e-mail wilton.cardoso@ifes.edu.br ou pelo telefone (28) 3546-8609.

A partir deste mês, haverá a criação de um fórum para discutir as ações e planejamento do projeto, todos os interessados terão acesso ao fórum para contribuir. O LANIIT deverá ter seu planejamento estratégico finalizado até outubro deste ano, quando será encaminhado para a FAO para a aprovação dos recursos financeiros.

Projeto LANIIT
O projeto LANNIIT está sendo estruturado em seis eixos de estratégicos de ação: Conservação de recursos genéticos e segurança alimentar no contexto de mudanças climáticas; políticas públicas, marcos legais e direitos dos agricultores; troca de saberes e construção de conhecimento entre agricultores, pesquisadores e curadores de bancos de germoplasmas; fortalecimento das instituições para a conservação de recursos genéticos; inserção dos acessos estratégicos nos sistemas agrícolas; e comunicação, sensibilização.

O projeto é resultado de esforço de articulação internacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Brasil; do Instituto Paraguayo de Tecnologia Agraria (IPTA), do Paraguai; do Instituto nacional de Investigacion Agropecuaria (INIA), da Universidad de la Republica e do Centro Universitário de la Región Este, do Uruguai. Além disso, recebe apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e outros centros de pesquisas e desenvolvimento, além de instituições de articulação politica e econômica para desenvolvimento agrário da América Latina.