Página inicial > Notícias > Campus Aracruz realiza 3ª Simulação Geopolítica do Ifes

Campus Aracruz realiza 3ª Simulação Geopolítica do Ifes

Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2015, 17h15 | Última atualização em Quinta, 30 de Julho de 2015, 17h15

O evento será realizado entre os dias 13 e 15 de agosto, e a abertura será no Campus Vitória.

O Campus Aracruz, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizará entre os dias 13 e 15 de agosto a 3ª Simulação Geopolítica do Ifes (SiGI). O evento tem como objetivo simular um ambiente diplomático internacional para auxiliar os estudantes na compreensão de questões geopolíticas mundiais, como conflitos étnico-culturais, econômicos e sociais; e na elaboração de propostas para tais discussões, buscando assim resolver, da melhor forma para as partes, o tema em questão.

A abertura do evento e o credenciamento serão realizados no Campus Vitória, no dia 13 de agosto, a partir das 15h. Já nos dias 14 e 15 agosto as atividades acontecerão no Campus Aracruz. O tema da terceira edição da SiGI será “Um mundo em debate”. A escolha se deve às mudanças pelas quais o mundo passa, com inovações, criações, destruições, aculturações, descobertas, etc. Dessa forma, a SiGI visa trazer o mundo e as relações políticas e sociais como centro do debate, desde o passado até um possível futuro.

Além dos alunos dos campi Aracruz e Vitória do Ifes, também participarão do evento estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Hilda Miranda Nascimento e dos colégios Marista, Santa Catarina, Contec, Centro Educacional Mundo Moderno e do Centro Educacional Radier.

Durante o evento os alunos participantes simularão os temas propostos dentro de comitês. Serão simulados cinco comitês, sendo estes o CPTC (1192) - Conferência de Paz da Terceira Cruzada; G-20 (2008) - Grupo dos 20: Mercado Financeiro e Economia Mundial; ACNUR (2015) - Alto Comissariado das Nações Unidas: Questão dos refugiados Sírios; CSNU (2015) - Conselho de Segurança das Nações Unidas: Crise da Ucrânia e Tropas Russas; OTAN (2030) - Organização do Tratado do Atlântico Norte: Reconfiguração Internacional.

Além dos cinco comitês, essa edição contará com um comitê direcionado à cobertura jornalística do evento, com a produção de um jornal pelos próprios alunos, e de outro comitê responsável apenas pelas crises e intervenções que venham a acontecer nos cinco comitês de simulação.

Confira a programação completa

Assunto(s): SiGI , simulação , geopolítica , Aracruz