Página inicial > Notícias > Aluna do Campus Vitória recebe menção honrosa na Olimpíada de Astronomia e Astrofísica na Indonésia

Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2015, 19h13 | Última atualização em Terça, 11 de Agosto de 2015, 17h57

A estudante Carolina Lima Guimarães foi condecorada na competição, que aconteceu entre 26 de julho e 4 de agosto.

A estudante Carolina Lima Guimarães, que cursa o 4º ano do curso técnico em Eletrotécnica do Campus Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), foi condecorada com uma menção honrosa na IX Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica (OIAA). Além da aluna do Ifes, outros quatro estudantes brasileiros receberam a menção. A competição foi realizada na Indonésia, entre os dias 26 de julho e 4 de agosto.

Os outros estudantes condecorados na Indonésia foram Felipe Roz Barscevicius, de São Paulo; João Paulo Krug, do Paraná; e Yassin Rany Khalil, do Mato Grosso. O Brasil foi o único país da América Latina a receber premiações durante o evento. Além da menção honrosa, Carolina ainda ganhou uma visita ao Observatório Europeu do Sul, localizado no Chile, por ter se classificado em 1º lugar no Brasil para a competição.

A aluna do Ifes havia sido selecionada em abril para ser uma das cinco representantes do Brasil na Olimpíada, sendo a única do Espírito Santo. Carolina foi classificada em primeiro lugar nas provas de seleção, aplicadas para mil estudantes de todo o Brasil. No último ano, ela representou o Estado na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, realizada no Uruguai, onde foi medalha de prata. A estudante acumula ainda outras premiações, como as medalhas de prata na Olimpíada Brasileira de Física do ano passado e na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep) de 2014, além de outras 25 medalhas em competições de Matemática, Física, Informática, Linguística e Robótica.

Para Carolina Guimarães, representar o Brasil foi uma experiência inesquecível. "Foi muito legal desde quando recebi a noticia de que tinha me classificado para a Olímpiada. Foi uma sensação muito boa representar o País e ainda receber a menção honrosa. Além disso, foi uma experiência incrível aprender mais da cultura e a da culinária da Indonésia", comentou.

Visita ao ESO
Como premiação ao 1º lugar alcançado pela aluna do Ifes no processo de seleção para as Olímpiadas, ela ganhou uma visita aos telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO), localizado em Cerro Paranal, no Deserto do Atacama, no Chile. A visita aconteceu neste sábado (8) e a aluna foi acompanhada pela professora Aline Costalonga Gama, do Campus Vitória. O ESO possui o conjunto de telescópios com os instrumentos ópticos mais avançados do mundo, sendo composto por quatro telescópios com espelhos principais de 8,2 metros e quatro auxiliares móveis, com espelhos de 1,8 metros.