Setec divulga ofício sobre o uso dos termos “campus” e “campi”
A secretaria fez consulta à Academia Brasileira de Letras para unificar o uso em todos os institutos federais, após receber diversos questionamentos quanto à forma correta.
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) divulgou o ofício circular 72/2015, informando sobre o uso dos termos “câmpus”, “campus” e “campi”. Conforme explica o documento, foi feita uma consulta à Academia Brasileira de Letras (ABL) depois de inúmeros questionamentos de instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica sobre o termo correto a ser empregado. O ofício recomenda que se use “campus”, sem acento circunflexo, para o singular; e que seja empregado “campi”, para o plural.
Segundo o parecer da ABL, assinado pelo gramático Evanildo Bechara, não é recomendado o termo “câmpus”. Entre as razões, está o fato de que não há diferenciação morfológica entre o plural e o singular e de que nas instituições de ensino são comuns outros termos latinos (como honoris causa, idem, ibidem, caput).
Redes Sociais