Lançada chamada interna para compor conselho da Editora do Ifes
Interessados em preencher uma das sete vagas de conselheiro têm até o dia 13 de setembro para fazer a inscrição.
A Pró-Reitoria de Extensão divulgou nesta quinta-feira (13) a Chamada Interna para composição do Conselho Editorial da Editora do Ifes. O conselho terá o papel de elaborar o regimento interno e a política editorial; aprovar o plano anual de atividades da editora; deliberar sobre obras e materiais a serem editados; e orientar a aplicação das normas editoriais às publicações periódicas do Ifes. Serão 10 conselheiros, sendo que sete vão ser escolhidos por meio da chamada interna.
Para participar, é preciso possuir o título de doutor, ter disponibilidade de tempo para exercer a função e ter experiência em atividades editorais – seja como autor, editor, membro de conselhos editoriais ou contribuição com periódicos científicos, entre outras práticas relacionadas à área.
Serão selecionados: um representante da grande área de Engenharias; um de Ciências Biológicas/Ciências da Saúde; um de Ciências Exatas e da Terra; um da grande área de Ciências Humanas/Ciências Sociais Aplicadas; um representante da grande área de Linguística, Letras e Artes; um representante da grande área de Ciências Agrárias; e um dos Núcleos de Arte e Cultura (NAC).
Além desses, o Conselho Editorial contará com um representante dos cursos de pós-graduação stricto sensu (apontado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação), um dos bibliotecários e documentalistas do Ifes (indicado pelo Fórum de Bibliotecários do Ifes) e um do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), indicado pela direção.
Os interessados em ocupar uma das sete vagas disponíveis devem enviar memorial – conforme formulário anexo à chamada – junto com Currículo Lattes para o e-mail editora@ifes.edu.br até 13 de setembro.
Editora
A Editora do Ifes foi um projetos definidos dentro do Planejamento Estratégico da instituição. A proposta é que ela atenda à demanda de regulamentar, coordenar, fomentar, editorar e divulgar a produção de conteúdos (técnicos, científicos, educacionais, culturais, artísticos, entre outros) do Ifes.
“A editora será importante para a gestão da produção de conteúdo, que é muito grande dentro do Ifes. Pretendemos criar um catálogo forte para divulgar nacionalmente e internacionalmente. A intenção também é zelar para que isso seja feito de forma institucional e de acordo com as práticas editoriais correntes”, afirma o servidor Nelson Martinelli Filho, que é o coordenador do projeto. Ele destaca que, posteriormente, será criado o comitê científico e definida a estrutura da editora.
Redes Sociais