Página inicial > Notícias > Resultado do Ifes no Enem 2014 é tema de reunião da Comissão de Educação da Ales

Publicado: Quarta, 02 de Setembro de 2015, 10h25 | Última atualização em Quarta, 02 de Setembro de 2015, 10h30

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, fez uma apresentação institucional e expôs diversos fatores que podem ter levado ao bom desempenho dos alunos.

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo, Denio Rebello Arantes, participou nesta terça-feira (1º) da reunião ordinária da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Ele foi recebido pelos deputados Luzia Toledo, Rodrigo Coelho e Raquel Lessa, e a pauta teve como tema os resultados alcançados pela instituição no Enem 2014. Também participaram da reunião cerca de 20 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Acha, de Mimoso do Sul.

Denio fez uma breve apresentação sobre o histórico do Ifes e falou sobre a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que hoje possui 572 campi em todo o país. Depois, explicou alguns fatores que podem ter levado os alunos do Ifes ao bom desempenho no Enem do último ano. O campus Vitória alcançou as maiores notas nas provas objetivas do Enem 2014 entre as escolas públicas do Brasil. Outros sete campi do Ifes (Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Guarapari, Aracruz, São Mateus e Nova Venécia) ficaram entre as 50 melhores escolas do Brasil.

Entre os fatores elencados pelo reitor estão: professores e técnicos administrativos bem capacitados, infraestrutura da instituição e esforço dos alunos. Outro ponto levantado é a qualidade da educação básica no Espírito Santo, que, segundo ele, permite que os estudantes ingressem no Ifes com uma boa base. Denio também destacou o projeto pedagógico do instituto que privilegia a profissionalização. “A profissionalização é um aspecto fundamental, pois traz realidade ao nosso currículo, e permite ao aluno vivenciar na prática o conteúdo disciplinar. Esse fator tem um papel preponderante, pois cria responsabilidade e disciplina nos estudantes”, explicou.

O reitor lembrou que o Ifes não atua em função do Enem, mas sim com foco na educação profissional como um todo. De acordo com ele, os bons resultados no ranking são reflexo da cultura da instituição que procura oferecer uma formação ampla e completa a seus alunos. “Costumo dizer que temos que olhar não somente a colocação do Ifes em um ano apenas, mas analisar a consistência dos resultados. Ao longo dos anos a instituição alcança um histórico muito bom. É importante ressaltar que o Ifes não trabalha com foco apenas no Enem. Preparamos o indivíduo para ser um cidadão, e não apenas alcançar boas notas”, reforçou.

Os deputados da Comissão de Educação enalteceram os resultados e o trabalho desenvolvido pelo Ifes. “É com muita alegria e satisfação que recebemos o Ifes. Essa instituição que nos enche de orgulho e que faz tanto pela educação de qualidade no Espírito Santo”, concluiu a deputada Luzia Toledo (PMDB), que preside o colegiado.

Com informações da Web Ales

ales_1