Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática realiza aula inaugural para duas turmas do mestrado
A solenidade aconteceu última sexta-feira (11) no Teatro do Campus e contou a presença dos 66 alunos aprovados nos dois editais.
O Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo recebeu na última sexta-feira (11) a aula inaugural das novas turmas do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes (Educimat). A cerimônia, que aconteceu no Teatro do Campus, contou com a presença dos 37 alunos aprovados pelo edital de demanda social e dos 29 aprovados no edital da turma especial de servidores do Ifes, a primeira formada para o Educimat.
Para o coordenador do programa, Sidnei Quezada, o Educimat tem auxiliado o processo de inovação no Estado em função da presença de alunos de várias regiões do Espírito Santo e também de estados vizinhos no mestrado. “Assim como toda pós-graduação scricto sensu, o Educimat visa contribuir com o processo de inovação na região de cada um”, comenta.
Ao todo, foram 426 inscritos para o processo seletivo de demanda social e 67 inscritos para o edital da turma especial de servidores do Ifes. O Educimat existe desde 2011 e já diplomou aproximadamente 70 mestres. O tempo médio de formação no mestrado é de 30 meses.
A servidora Paula Santos, do Laboratório de Ensino em Química do Campus Vitória, afirmou que está com muitas expectativas para o curso. “Estou no Instituto há 11 anos e fui aprovada para a turma de servidores na área de pesquisa que eu já atuava. Agora com o subsídio do mestrado espero obter resultados ainda melhores”, contou.
A aula inaugural contou ainda com a presença do diretor do Campus Vitória, Ricardo Paiva; do diretor de Ensino Técnico do Ifes, José Aguilar Pilon; do diretor de Pós-graduação do Ifes, Rony Claudio de Oliveira Freitas; e dos coordenadores do Educimat, Sidnei Quezada e Alex Jordane.
O diretor do Campus Vitória, Ricardo Paiva, parabenizou os novos alunos e comentou sobre a verticalização do ensino do Ifes com cursos de graduação e pós-graduação. “É gratificante ver esses novos alunos e professores, que estão consolidando a nossa instituição centenária. Instituição essa que até pouco tempo se preocupava apenas com o ensino médio e técnico, mas que hoje tem vários cursos de graduação e pós-graduação”, afirma.
Redes Sociais