Página inicial > Notícias > Curso de Engenharia de Controle e Automação do Ifes é eleito o 17º melhor do País pelo Ranking Folha 2015

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2015, 17h46 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2015, 13h54

O curso superior do Campus Serra foi considerado o melhor do Estado na avaliação do jornal Folha de São Paulo.

O curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi considerado o 17º melhor do País e o melhor do Estado pelo Ranking Universitário Folha 2015 (RUF), elaborado pelo jornal Folha de São Paulo. O ranking é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil, feita desde 2012. O curso subiu 16 posições na avaliação em relação ao ano passado, quando alcançou o 33º lugar.

Outro curso bem avaliado foi o de Engenharia Elétrica do Campus Vitória, que foi considerado o 52º melhor do Brasil e o segundo melhor do Estado. O ranking tem o objetivo de classificar as 192 universidades brasileiras a partir de indicadores de pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado.

Foram avaliados ainda os seguintes cursos superiores do Ifes: Química (63º melhor do País), Agronomia (70º melhor do País), Engenharia Ambiental (71º), Engenharia Mecânica (73º), Física (84º), Engenharia de Produção (132º), Arquitetura e Urbanismo (135º), Biologia (151º), Matemática (183º), Computação (223º) e Letras (243º).

O ranking de cursos da Folha avaliou os 40 cursos de graduação com mais ingressantes entre todas as universidades do Brasil a partir dos critérios “Qualidade de Ensino” e “Avaliação de Mercado”. O primeiro é composto por quatro indicadores: nota do Enade, pesquisa Datafolha com avaliadores do Inep, proporção de docentes com mestrado e doutorado, proporção de docentes com dedicação integral ou parcial. Já a avaliação de mercado é feita por meio de pesquisa Datafolha com profissionais da área de recursos humanos de empresas.

Acesse o Ranking Universitário Folha 2015.