Página inicial > Notícias > MEC realiza consulta pública sobre a Base Nacional Comum Curricular

MEC realiza consulta pública sobre a Base Nacional Comum Curricular

Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2015, 14h20 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 14h20

A proposta de documento está on-line, e o governo federal vai receber as opiniões ate 15 de dezembro.

O Ministério da Educação (MEC) abriu uma consulta pública sobre a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNC), que deverá nortear o Ensino Básico no País. Até 15 de dezembro, o governo receberá contribuições para o documento, disponível on-line. A Base Nacional apresenta os conteúdos para as áreas de linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas em cada etapa escolar do estudante.

Prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) para 2014-2023, sancionado em 2014, a base norteará o ensino básico no Brasil. A proposta final deverá ser entregue até abril ao Conselho Nacional de Educação.

“[A proposta] é uma base de discussão para determinar o que cada aluno deve saber. Para saber, por exemplo, o que se deve aprender de matemática em cada ano, como e quando se deve aprender equações de segundo grau, como deve ser o desenvolvimento da biologia”, explicou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

Segundo o documento preliminar, a BNC terá 60% dos conteúdos a serem aprendidos na Educação Básica do ensino público e do privado, e os 40% restantes serão determinados regionalmente, com abordagem que valorize peculiaridades locais e também que considere escolhas de cada sistema educacional sobre as experiências e conhecimentos a serem oferecidos aos estudantes ao longo do processo de escolarização.

De acordo com Janine, no documento final, o percentual poderá ser alterado de acordo com cada disciplina. “É muito importante que cada componente curricular seja amplamente discutido por todos que trabalham com esses componentes, sejam professores, pesquisadores, mas também por todos os membros da sociedade.”

A proposta traz um conjunto de temas integradores, como sustentabilidade, tecnologia, educação financeira, questões dos direitos humanos, além de incluir a diversidade de gênero, que poderá estar presente em mais de uma área de conhecimento.

Acesse o site da Base Nacional Comum Curricular e conheça a proposta.

*Do Portal Brasil.