Página inicial > Notícias > Ifes terá dois projetos apresentados na Mostra de Experiências Exitosas da Reditec

Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2015, 16h48 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 16h51

O evento, que será realizado em Fortaleza, em outubro, reunirá reitores, pró-reitores e diretores-gerais da Rede Federal.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve dois projetos selecionados para serem apresentados na Mostra de Experiências Exitosas, dentro da XXXIX Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2015). O evento, que será realizado em Fortaleza (CE), entre os dias 20 e 23 de outubro, reunirá reitores, pró-reitores e diretores-gerais das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A Mostra de Experiências Exitosas da Reditec 2015 é um espaço de compartilhamento das boas práticas que cada instituição da rede federal desenvolve nos eixos de Ensino, Pesquisa Aplicada ou Inovação, Extensão e Gestão Administrativa. Ao todo, foram selecionadas 16 iniciativas de todo o Brasil. O Campus Barra de São Francisco, do Ifes, participará no eixo Extensão, com o relato do projeto “Agroindústria familiar: oportunidade de trabalho e renda”; já a Reitoria apresentará, no eixo de Pesquisa Aplicada e Inovação, o “PRPPG no campus”.

O projeto “Agroindústria familiar” é coordenado pela professora Fernanda Chaves da Silva e começou a partir de um curso Pronatec ofertado pelo Campus Barra de São Francisco. O objetivo era capacitar os agricultores familiares, abordando temas como higiene, segurança microbiológica e padronização de processamento dos produtos. Entretanto, outras demandas foram apresentadas e uma rede de trabalho foi constituída, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, professor Hugo Cristo da Ufes, a Empresa Júnior Phocus, o Incaper e o Sindimicro.

O resultado das atividades desenvolvidas ao longo dessa formação foi apresentado à comunidade na “ I Mostra de Produtos das Agroindústrias Familiares do Município de Barra de São Francisco”. A experiência culminou na transformação do olhar do grupo familiar sobre o beneficiamento da matéria-prima obtida da propriedade rural, passando a percebê-la como uma oportunidade de trabalho, renda, permanência no campo e, sobretudo, sua inclusão social e econômica.

PRPPG
Já a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes vai relatar os resultados da iniciativa “PRPPG no campus”, que contou com uma série de visitas da equipe da pró-reitoria aos campi do Ifes. Segundo o diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires, houve uma série de resultados positivos com as visitas, como o aumento da captação de recursos externos e o crescimento no número de projetos de pesquisa do Instituto.

“A nossa a ida aos campi, passando o dia com os servidores e alunos, deu a oportunidade para a gente conversar, tirar dúvidas, prestar conta das nossas atividades e fomentar a participação em editais, como os do CNPq. Tivemos a chance de criar uma aproximação e melhorar a adesão às iniciativas do Ifes na área de pesquisa”, destacou.

Acesse o site da Reditec e confira mais informações sobre o evento: www.ifce.edu.br/reditec.