Página inicial > Notícias > Projeto Apisfrut participa do II Seminário Café com Mel

Projeto Apisfrut participa do II Seminário Café com Mel

Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2015, 15h48 | Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2015, 15h48

A iniciativa será divulgada em um dos estandes do evento, que acontece nesta sexta (25), em São Gabriel da Palha.

O projeto Apisfrut, que visa incentivar a apicultura e a fruticultura no Estado, vai marcar presença no II Seminário Café com Mel, que será realizado nesta sexta-feira (25), no Centro de Eventos Palácio Conilon, em São Gabriel da Palha. O material de apresentação do projeto estará no estande do Sebrae, que é um dos diversos parceiros da iniciativa. Segundo o professor do Ifes, Asdrúbal Viana dos Santos, também devem participar do seminário cerca de 20 alunos do curso de Agronomia,do Campus Itapina.

O Apisfrut tem o objetivo de incentivar a apicultura e a fruticultura, promovendo a inclusão produtiva e o desenvolvimento social. O projeto é desenvolvido pelo Ifes, Instituto Saviesa, Ministério da Integração Nacional e associações de apicultores, tendo como parceiros o governo do Estado, prefeituras municipais e empresas.

A intenção é capacitar famílias em situação de extrema pobreza para a produção de mel e para a fruticultura com potencial apícola. As famílias participantes são selecionadas por meio do cadastro do programa Brasil Sem Miséria, do governo federal. Além do viés social, o Apisfrut também tem o objetivo de impulsionar a produção de mel no Estado promovendo a criação de um laboratório de certificação, sob a coordenação do Ifes. .

Veja a programação do II Seminário Café com Mel

8h – 9h: Recepção
9h – 10h: Abertura do evento com presença de autoridades, vídeo sobre polinização das abelhas e homenagens
10h – 11h: Palestra sobre melhoramento genético na apicultura, com Lucas Raad
11h – 12h30: Palestra sobre importância de polinização das abelhas para cafeicultura, com Juliana Hipólito de Sousa e depoimentos de dois produtores
12h30 – 13h30: Almoço
13h30 – 14h: Dinâmica com grupo de animação
14h00 – 15h: Palestra sobre análise sensorial de mel, com Maria Brigida S. Scholz
15h00 – 15h15: Coffeebreak café com mel
15h30 – 16h: Sorteio dos brindes

Ao longo do dia estarão funcionando os estandes de fornecedores de material apícola e embalagens, entre outros.