Mês de aniversário do Ifes teve intercâmbio de atrações e diversas atividades nos campi
Proposta foi promover uma confraternização em rede, integrando alunos e servidores de todo o Instituto.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) ficou movimentado durante o mês de setembro com as várias ações de comemoração aos 106 anos da instituição e da Educação Profissional e Tecnológica do Brasil. Foi montada uma programação especial com atrações culturais em vários campi, alguns dos quais promoveram um intercâmbio de atividades entre si. A intenção foi promover uma comemoração em rede, envolvendo estudantes e servidores.
As ações tiveram início no dia 4 de setembro, quando o Campus Santa Teresa recebeu o Coral de Libras do Campus Itapina e uma banda de alunos. O evento também contou com apresentação do professor Júlio Cesar Netto, de Santa Teresa. Além de marcar os 106 anos do Ifes, o evento lembrou os 75 anos do Campus Santa Teresa, que também fez aniversário em setembro.
No dia 9, alunos e servidores do Campus Montanha fizeram uma visita ao Campus Barra de São Francisco. Já no dia 10, o Campus Centro-Serrano foi ao Campus Venda Nova do Imigrante para as comemorações do aniversário. Os alunos apresentaram músicas, poemas e danças pomeranas. No dia seguinte, 11 de setembro, a festa foi no Campus Ibatiba, que contou com apresentação musical de alunos do Campus Venda Nova do Imigrante.
O dia 14 teve comemorações em dois lugares: no Campus de Alegre e na Reitoria. O Campus de Alegre recebeu uma banda de alunos e servidores e uma exposição fotográfica que foram levadas pelo Campus Ibatiba. Já na Reitoria, houve um parabéns e uma homenagem ao pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Ademar Stange, que completou 41 anos na instituição.
Os alunos do Campus de Alegre animaram a festa no Campus Cachoeiro de Itapemirim no dia 15 de setembro. Eles fizeram apresentações musicais e de dança contemporânea. O forró foi o ritmo no dia 18 de setembro, no Campus Itapina, que recebeu servidores e alunos de Colatina. Os grupos musicais colocaram todo mundo para dançar.
As comemorações no Campus Montanha aconteceram no dia 19. Os alunos apresentaram músicas e uma peça de teatro de sombras, que arrancou muitos aplausos. A ação também fez parte das atividades da I Jornada Acadêmica de Ciência, Tecnologia e Cultura do campus.
No dia 21, alunos e servidores do Campus Santa Teresa foram ao Campus Centro-Serrano para as comemorações dos 106 anos do Ifes, levando atrações musicais. Na mesma data, o Campus Nova Venécia recebeu o Campus Barra de São Francisco, que levou muita música para celebrar o aniversário. Em 22 de setembro, o Campus Vila Velha fez sua festa com um intervalo cultural e uma exposição de arte; e o Campus Colatina recebeu alunos e servidores do Campus Nova Venécia.
No dia seguinte, 23 de setembro, foi realizada uma comemoração dentro da programação da Jornada de Iniciação Científica do Ifes, no Campus Guarapari. O Campus Vitória levou como atração cultural o artista Luiz Carlos Bona, ex-aluno e professor aposentado do campus. Já Venda Nova do Imigrante levou os vencedores do 3º Ifestival da Canção e alunos que participaram de um intercâmbio na Argentina. O Coral Jovem do Campus Linhares encerrou o evento.
A Orquestra Pop & Jazz do Ifes lotou o Teatro do Campus Vitória na noite do dia 24 para o concerto festivo do aniversário da Instituição. O repertório foi composto de canções de Tom Jobim e encantou o público. O concerto teve a participação do cantor e compositor Carlos Papel.
A programação de cada evento foi organizada pelos próprios campi, atendendo à proposta da Assessoria de Comunicação Social (ACS) para todas as unidades do Ifes celebrarem a data de forma a promover a integração da rede em um momento de confraternização.
Linha do tempo
Os 21 campi, a Reitoria e o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) estão sendo presenteados ao longo do mês com um painel de 3m x 1,70m que apresenta a história do Ifes em forma de linha do tempo. O painel contará a trajetória dos 106 anos do Instituto, destacando o histórico de cada campus e o momento em que passou a integrar a rede Ifes.
O aniversário também está marcando presença nas redes sociais do Instituto. O Facebook, o Twitter e o Instagram estão mostrando tudo com a hashtag #Ifes106anos.
Redes Sociais