Página inicial > Notícias > Ouvidoria do Ifes é integrada ao sistema do Poder Executivo Federal

Ouvidoria do Ifes é integrada ao sistema do Poder Executivo Federal

Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2015, 14h26 | Última atualização em Quarta, 30 de Setembro de 2015, 14h26

Sistema e-OUV é um canal para encaminhamento de manifestações a órgãos e entidades, via internet.

A Ouvidoria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) aderiu ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-OUV). Assim, a partir desta quinta-feira (1º), os interessados em fazer qualquer tipo de manifestação (sugestão, elogio, solicitação, reclamação ou denúncia) sobre o Instituto devem acessar o portal. O e-OUV é um canal integrado, na internet, para encaminhamento dessas mensagens a órgãos e entidades do Poder Executivo.

Ao acessar a página, o cidadão identifica que tipo de manifestação deseja registrar. Em seguida, seleciona o nome do órgão ao qual se dirige – ao digitar “Ifes”, logo aparece a opção do Instituto Federal do Espírito Santo. Há um campo para identificar o assunto da mensagem. A manifestação pode ser anônima ou feita por meio de cadastro. Nesse último caso, o cidadão poderá acompanhar o andamento de sua demanda pelo próprio portal e-OUV.

O acesso pode ser feito diretamente pelo site https://sistema.ouvidorias.gov.br/ ou pelo banner da Ouvidoria na página inicial do Ifes. As vantagens desse novo sistema são a possibilidade de acompanhamento e os relatórios automaticamente gerados, oferecendo uma gestão aprimorada das manifestações dos cidadãos a respeito de todos os órgãos. Anteriormente, no Ifes, o registro era feito por meio de formulário on-line e os relatórios eram feitos manualmente, de forma isolada de outros órgãos.

A adesão ao e-OUV sistema atende a instruções normativas editadas pela Controladoria-Geral da União e pela Ouvidoria-Geral da União, que promovem a atuação integrada e sistêmica das Ouvidorias do Poder Executivo Federal e regulamentam o tratamento de manifestações, com determinação de prazos de atendimento: resposta conclusiva dentro de 20 dias, prorrogáveis, mediante justificativa, por mais dez.

e-SIC
Além da mudança no sistema da Ouvidoria, os pedidos de acesso à informação também serão feitos, a partir desta quinta-feira (1º), apenas pelo Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), dispensando o formulário on-line que anteriormente era disponibilizado. O e-SIC permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Federal. O cidadão ainda pode entrar com recursos e apresentar reclamações.

O acesso pode ser feito diretamente pelo endereço www.acessoainformacao.gov.br/sistema ou clicando no botão “Fale Conosco” no menu “Acesso à Informação” do site do Ifes.

Assunto(s): ouvidoria , e-ouv , e-sic , sistema