Página inicial > Notícias > Três alunos do Ifes são semifinalistas do programa Jovens Embaixadores 2016

Três alunos do Ifes são semifinalistas do programa Jovens Embaixadores 2016

Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2015, 15h43 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2015, 15h43

Estudantes dos campi Guarapari, Nova Venécia e São Mateus se classificaram para a última etapa de seleção do programa da Embaixada dos EUA.

Três estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foram classificados para a etapa de seleção nacional do programa Jovens Embaixadores 2016, promovido pela Embaixada Americana em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, os Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos e outras instituições de ensino. O Jovens Embaixadores seleciona estudantes do ensino médio de todo o País para um intercâmbio de três semanas nos EUA.

Do Ifes, estão entre os semifinalistas os alunos Anatelli Fagundes Heringer, do Campus Guarapari; Estevão Chagas Leonério, do Campus São Mateus; e Júlia Faria Valani, de Nova Venécia. Outros seis estudantes do Espírito Santo também se classificaram após as fases regionais. Agora, eles concorrem com semifinalistas de todos os estados brasileiros.

Na etapa nacional, que é a última fase da seleção, a Embaixada e os Consulados fazem a revisão do material dos semifinalistas e selecionam os novos Jovens Embaixadores. O resultado está previsto para ser divulgado entre os dias 28 e 30 outubro. O embarque dos selecionados está previsto para o mês de janeiro de 2016.

Intercâmbio
O programa Jovens Embaixadores é destinado a estudantes de destaque na rede pública de ensino que tenham entre 15 e 18 anos. Os critérios de seleção são bom desempenho escolar, realização de trabalhos voluntários e fluência em Inglês. Aqueles escolhidos farão um intercâmbio cultural nos Estados Unidos.

Durante a primeira semana de viagem, eles visitarão a capital dos Estados Unidos, seus principais monumentos, museus, escolas e projetos sociais, participarão de reuniões em organizações públicas e privadas, e de um curso sobre liderança e empreendedorismo Depois, serão divididos em subgrupos e cada um viajará para um estado americano diferente. Eles ficarão hospedados em casas de famílias, assistirão aulas em escolas locais e vão interagir com jovens da sua idade.

Para mais informações sobre o programa, acesse o site www.embaixada-americana.org.br ou no Facebook https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores.

Confira a lista com os estudantes classificados no site da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

*Com informações da Sedu.