Página inicial > Notícias > Capes lança edital para projetos de parcerias universitárias com instituições francesas

Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2015, 18h25 | Última atualização em Quarta, 07 de Outubro de 2015, 18h25

Serão selecionados até 20 projetos conjuntos de pesquisa para início das atividades a partir do ano de 2016.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o edital 16/2015, referente ao programa Capes/Cofecub. O programa vai selecionar projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias para fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior públicas do Brasil e da França, e incentivar a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países, disponibilizando recursos para doutorado-sanduíche e estágio pós-doutoral.

Na França, a entidade responsável pelo programa é o Comitê Francês de Avaliação da
Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), órgão vinculado à Conferência dos
Presidentes das Universidades Francesas.

Serão selecionados até 20 projetos conjuntos de pesquisa para início das atividades a partir do ano de 2016 nas diversas áreas de conhecimento, que serão coordenados por um pesquisador brasileiro e por um pesquisador francês. Os projetos deverão conter planejamento de atividades em módulos anuais, considerando a duração máxima de financiamento de quatro anos.

Os interessados deverão realizar a inscrição até o dia 30 de outubro, preenchendo o formulário de inscrição disponível na página da Capes e anexando os documentos exigidos. Os projetos selecionados missões de trabalho, missões de estudo e recurso de custeio.

Acesse o edital 16/2015

Confira a página do programa Capes/Cofecub e acesse o formulário de inscrição.

Assunto(s): capes , edital , frança , cofecub , programa