Página inicial > Notícias > Perguntas Frequentes PS 2016/1

Perguntas Frequentes PS 2016/1

Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2015, 15h03 | Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2016, 10h24

O que é o Ifes?

O Instituto Federal do Espírito Santo é uma instituição de ensino pública, que faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O Ifes possui 21 campi e 36 polos de educação a distância no Estado, oferecendo cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, exercendo também atividades de pesquisa e extensão. O Ifes é, há mais de um século, referência em educação pública, gratuita e de qualidade.

Quero ser aluno do Ifes. Como me inscrevo no Processo Seletivo 2016/1 de cursos técnicos?

As inscrições são pela internet, de 05 outubro a 08 de novembro de 2015, no site www.ifes.edu.br. Clique em “Quero ser aluno do Ifes”, leia o edital para todas as informações e depois clique em “Inscreva-se”.

Como saber qual curso e em qual campus me inscrever?

O Processo Seletivo 2016/1 oferece vagas para todos os 21 campi do Ifes pelo Espírito Santo. Os cursos oferecidos em cada campus vão de acordo com as vocações de cada região. São várias opções de escolha. Confira todos os cursos no edital.

Qual a diferença entre cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes?

Integrados: Você fará o ensino médio e o curso técnico no Ifes. É necessário ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula. Concomitantes: Para você que já está cursando o ensino médio em outra escola ou já concluiu o ensino médio. Você fará só o curso técnico no Ifes. Subsequentes: Para você que já concluiu o ensino médio. Você fará só o curso técnico no Ifes.

Quais documentos preciso?

CPF e documento de identidade. O CPF é obrigatório. Se ainda não possui, procure os Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal e faça o seu. O número sai na hora. O candidato que não possui Carteira de Identidade poderá usar o número da Carteira de Trabalho ou de Motorista. O documento com o qual você se inscrever é o mesmo que você apresentará no dia da prova, para sua identificação.

Preciso pagar alguma coisa?

Os cursos do Ifes são completamente gratuitos, do início ao fim. Há uma taxa de inscrição de R$ 51 para o processo seletivo 2016/1. Alunos de escolas públicas ou bolsistas em escolas particulares podem solicitar isenção da taxa de inscrição, até 23 de outubro. Confira os detalhes no item 8 do edital.

Como é o sistema de cotas?

Em atendimento a Lei nº 12.711, o Ifes destina 50% de suas vagas para candidatos que cursaram todo o ensino fundamental em escola pública. As chamadas ações afirmativas. Dessas vagas, metade será destinada a quem tem renda familiar menor que um salário mínimo e meio por pessoa. O candidato deverá optar por concorrer a essas vagas ou disputar na ampla concorrência no momento da inscrição. Se você optar por concorrer às vagas de ação afirmativa, confira no edital os documentos para comprovação.

Como saberei onde vou fazer a prova?

O local da prova será divulgado no site do Ifes no dia 24 de novembro de 2015. Na mesma página onde foi publicado o edital.

Quando será a prova e o resultado final?

A prova será realizada no dia 29 de novembro de 2015, das 14h às 18h. Atenção ao horário, pois exatamente às 14h os portões serão fechados e não será mais permitida a entrada de candidatos. O resultado final será divulgado no site do Ifes no dia 22 de dezembro de 2015. Atenção: não serão divulgados resultados por telefone.

Dicas para a prova?

Visite o local da prova com pelo menos 24 horas de antecedência; antecipadamente, separe todo o material necessário como: o documento oficial de identificação com o qual se inscreveu, Cartão de Identificação e caneta esferográfica azul-escuro ou preta. Não corra o risco de chegar atrasado, em hipótese alguma, será permitido o ingresso de retardatários e a realização da prova em local diferente do determinado.

Passei! E agora?

Você deverá juntar a documentação (constante no manual do candidato) e comparecer ao campus do Ifes para o qual você foi aprovado para fazer sua matrícula (consulte o período de requerimento de matrícula no item 16.4 do edital). Se você for menor de 18 anos, será seu responsável legal (pai, mãe ou terceiro com procuração reconhecida em cartório) quem efetuará sua matrícula. No edital é possível encontrar o endereço de cada campus.

Estas são informações para auxiliar o candidato. Não deixe de ler o edital.

Boa prova, esperamos vocês!