Página inicial > Notícias > Alunos do Campus Itapina vencem a Obap 2015

Alunos do Campus Itapina vencem a Obap 2015

Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2015, 16h11 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2015, 14h22

O grupo participará da seletiva da equipe mista que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra, no Japão, no ano que vem.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) conquistou quatro das cinco medalhas de ouro da 5ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), realizada em Poços de Caldas (MG) no último fim de semana. A equipe “Os Jecas”, do Campus Itapina, conquistou o primeiro lugar geral na categoria Técnico Integrado/Concomitante, seguidos pela equipe “Os Mosqueteiros”, também do Campus Itapina; pela equipe “Cardeal 2.0”, do Campus de Alegre; e pela equipe “AGPI 3.0”, do Campus Itapina, que conquistou o quarto lugar geral. Na mesma categoria, disputaram 50 equipes e 15 conseguiram medalhas, de ouro, prata e bronze.

Além da medalha de ouro, do troféu, os alunos vencedores – Cecilia Miliorelli, Milena Boasquives e Alessio Zerbini, do curso Técnico em Agropecuária – também receberam o convite para participar da seletiva da equipe mista que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad – IESO), que será realizada no Japão no ano que vem. Outro destaque do Campus Itapina fica com o estudante Ronaldo Ribeiro, da equipe “Os Mosqueteiros”, que ganhou o troféu de melhor nota da Obap 2015.

O Ifes, mais uma vez, foi a instituição que ganhou mais premiações na Olímpiada Brasileira de Agropecuária, conquistando também o 6º lugar (equipe “Agrolouco”), o 9º lugar (equipe “Jacus da roça”), com medalhas e prata; além do 11º lugar (equipe “Os Farming”), o 13º lugar (equipe “Originais”), e o 15º lugar (“B ao Cubo”), com medalhas de bronze. Todas as equipes são do Campus Itapina.

A estudante Milena Boasquives, medalhista de ouro, ficou muito feliz com a premiação. “Tudo que aprendi, eu apliquei aqui. O que vale é lutar para conquistar nossos sonhos. Agradeço a dedicação de todos os nossos professores”. Muito satisfeita, a coordenadora da equipe e também diretora de ensino do Campus Itapina, Patricia Soares Fontes, explica que, no campus, há dois anos, assim que iniciam as aulas, os alunos interessados em competir na Obap participam de um curso preparatório para a Olimpíada, com aulas semanais extras. “Estou muito feliz. Não esperávamos tanto. Esse resultado é fruto do trabalho conjunto de todos os professores dos cursos técnicos em Agropecuária e Zootecnia”, salientou.

O estudante Ronaldo Ribeiro, que ganhou o troféu de melhor nota na competição, ficou emocionado com o resultado. “Vim para cá para ganhar medalha e dar orgulho para minha família. É uma satisfação muito grande poder representar minha escola e fazer história”, afirmou.

Veja quem são os medalhistas:

Ouro
1º lugar – “Os Jecas” (Ifes Campus Itapina) – medalha de ouro
2º lugar – “Os Mosqueteiros” (Ifes Campus Itapina) – medalha de ouro
3º lugar – “Cardeal 2.0” (Ifes Campus de Alegre)
4º lugar – “AGPI 3.0” (Ifes Campus Itapina)
5º lugar – “Agropec Bambuí” (IFMG Campus Bambuí)

Prata
6º lugar – “Agrolouco” (Ifes Campus Itapina)
7º lugar – “CTA Bambuí” (IFMG Campus Bambuí)
8º lugar – “ETEC Best” (ETEC Benedito Storani)
9º lugar – “Jacus da roça” (Ifes Campus Itapina)
10º lugar – “Agronorte” (UFV Campus Florestal)

Bronze
11º lugar – “Os Farming” (Ifes Campus Itapina)
12º lugar – “Doctors Bambuí” (IFMG Campus Bambuí)
13º lugar – “Originais” (Ifes Campus Itapina)
14º lugar – “Agricolino Bambuí (IFMG Campus Bambuí)
15º lugar – “B ao Cubo” (Ifes Campus Itapina)

A Obap 2015
A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição de conhecimentos que reúne alunos de todo o país. A proposta é estimular jovens do ensino médio e técnico em atividades de pesquisa e de inovação, além de envolvê-los em ações de desenvolvimento regional e produção de tecnologias que resultem em benefícios para a comunidade. A Obap é uma realização do IFSuldeMinas em parceria com a Embrapa e o apoio do CNPq.

No sábado, 17 de outubro, os competidores desta quinta edição do evento realizaram provas teóricas e práticas no Campus Poços de Caldas. Os participantes foram recepcionados na sexta-feira, 16, com um jantar e apresentações culturais no Palace Hotel, onde estiveram hospedados.

A fase presencial em Poços de Caldas contou com a presença de 60 equipes, sendo que 50 foram formadas por estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 10 por alunos de cursos subsequentes. Antes desta fase, as equipes inscritas no evento foram submetidas a duas provas virtuais. A OBAP 2015 teve 615 equipes inscritas de escolas federais, estaduais e municipais, totalizando cerca de 2500 participantes. Ao todo, 25 estados estiveram representados. Os estudantes inscritos são de cursos técnicos em Agropecuária, Agricultura, Agroecologia, Zootecnia, Agronegócio, Alimentos, Agroindústria e cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. A temática deste ano da OBAP foi “solos”, a mesma proposta escolhida para o Ano Internacional da FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).

* Com informações do Instituto Federal Sul de Minas

Veja as fotos da premiação:

obap_1
obap_1 obap_1