Página inicial > Notícias > Inscrições para o processo seletivo de cursos técnicos vão até o dia 4 de novembro

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 16h38 | Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2016, 09h32

Os editais 01/2016 e 02/2016 oferecem um total de 3.946 vagas em cursos técnicos nos 21 campi do Ifes.

ATUALIZADA EM 04/11/2015 - Inscrições prorrogadas

Estão abertas até o dia 4 de novembro as inscrições para os processos seletivos 01/2016 e 02/2016, que oferecem um total de 3.946 vagas em cursos técnicos nos 21 campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Pelo edital 01/2016, são ofertadas 2.462 vagas de cursos técnicos na modalidade integrada ao ensino médio, em que o aluno faz a formação técnica e cursa o ensino médio no Ifes; mais 1.112 vagas na modalidade concomitante, em que o aluno já está cursando o ensino médio em outra instituição e faz a formação técnica no Ifes; e 200 na modalidade subsequente, que contempla quem já terminou o ensino médio.

As vagas ofertadas no PS 01 são nos Campi de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Já no PS 02/2016, são disponibilizadas 172 vagas da Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Podem concorrer aquelas pessoas com 18 anos ou mais que tenham o ensino fundamental completo (ou concluam até a data da matrícula), mas não tenham concluído o ensino médio. O aluno fará tanto a formação técnica quanto o ensino médio no Ifes. Os cursos do edital são oferecidos pelos campi Santa Teresa e Vitória.

Metade das vagas de ambos os editais é destinada a ações afirmativas e o ingresso será no primeiro semestre letivo de 2016. A inscrição no PS 01 deve ser feita pela internet. A taxa é de R$ 51 e o prazo para solicitação de isenção se encerrou na sexta-feira (23). Já para o PS 02 não há cobrança de taxa de inscrição.

Provas
As provas objetivas do PS 01/2016 estão marcadas para 29 de novembro. Para os cursos integrados e concomitantes, serão questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. As questões de prova para ingresso nos cursos subsequentes incluem as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

No caso das vagas do PS 02/2016, do Proeja, que são ofertadas pelo Campus Santa Teresa, o processo Seletivo será realizado em duas etapas: palestra informativa e análise socioeducacional. Para as vagas do Campus Vitória, além dessas duas etapas, haverá provas.

Acesse os editais.
Confira a lista de cursos por campus.
Perguntas frequentes.