Página inicial > Notícias > Ifes apresenta 13 projetos na 12ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Ifes apresenta 13 projetos na 12ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2015, 18h39 | Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2016, 09h26

Cinco campi participaram do evento, realizado entre os dias 27 e 29 de outubro no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) apresentou 13 projetos na 12ª edição da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de outubro no Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, em Vila Velha. Foram expostos trabalhos dos campi Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Vila Velha e Vitória.

O Ifes apresentou 11 desses projetos em seu estande institucional no evento Innova Cities, realizado de forma concomitante à programação da Semana. Esses projetos foram selecionados em uma chamada interna que teve como critérios relevância institucional; relevância social, criatividade, inovação e aplicabilidade; pertinência ao tema do Innova Cities e da Semana, entre outros. Outros dois projetos do Instituto foram expostos no estande da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro de Itapemirim.

O tema da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia deste ano foi “Luz, Ciência e Vida”, baseando-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. Já o Innova Cities é um evento que busca reunir trabalhos inovadores na busca de cidades alegres, criativas, humanas e inteligentes através de inovação tecnológica, economia criativa e inovação social.

Segundo a presidente da Comissão Organizadora da chamada, Lara Rios, relações públicas da Reitoria, a participação do Instituto no evento foi positiva. “É muito importante para o Ifes levar os alunos para participarem de eventos de grande porte como esse, tanto para conhecer novos trabalhos, como para mostrar ao público externo os projetos que desenvolvidos dentro do Instituto, possibilitando que os visitantes conheçam a multiplicidade da nossa instituição”, avaliou.

Um dos projetos apresentados foi o “Sistema hidropônico urbano”, dos alunos Nicolly Barbosa, Luiz Fernando Vieira e Gabriela Andreatta, do curso técnico em Administração do Campus Guarapari. O trabalho consiste num sistema de irrigação hidropônica para plantação de frutas, verduras e ervas, ideal para ambientes urbanizados, como uma casa. O sistema em ciclo permite que a água para irrigação seja usada em menor quantidade em relação à maneira tradicional, o que gera um reaproveitamento dos recursos hídricos.

Para a aluna Nicolly Barbosa apresentar o projeto no evento é importante pela visibilidade. “Assim nós podemos conscientizar as pessoas para um consumo de água consciente, permitindo que elas tenham uma alimentação saudável e que não afete tanto o meio ambiente, ainda mais durante essa grave crise hídrica”, comentou.

Outro projeto do Instituto que chamou a atenção dos visitantes do Innova Cities foi o “Calçado com sensores infravermelhos”. O trabalho do professor Antônio Perini e do aluno Allan Gonçalves, do Campus Cachoeiro de Itapemirim, tem o objetivo de melhorar a acessibilidade de idosos e deficientes visuais. O calçado detecta obstáculos a sua frente através dos sensores e emite um sinal sonoro para alertar o usuário, evitando quedas.

O Ifes também apresentou os projetos “A microscopia no cotidiano”, do Campus Vila Velha; “Aplicações especiais do Motor Stirling”, do Campus Aracruz; “Pios”, do Campus Cachoeiro; “A energia solar como fonte de eletricidade” e o “Telessaúde”, do Campus Vitória; e “Sistema de monitoramento de granja de frangos”, “Aplicativo de contribuição comunitária para monitoramento da rede de água”, “Desenvolvimento de um sistema de medição de qualidade de energia elétrica para Smart Grids”, “Controle de iluminação residencial baseado no comportamento”, “Fotobiorreator com seguimento solar para otimização da produção de biodiesel a partir de microalgas”, e “Automação residencial com Android e Arduino”, do Campus Guarapari.

A Semana
A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia é realizada anualmente pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), em parceria com a da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI).

galeria 1
galeria 1 galeria 1