Página inicial > Notícias > Aluna do Campus Guarapari é selecionada para o programa Jovens Embaixadores

Aluna do Campus Guarapari é selecionada para o programa Jovens Embaixadores

Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 17h53 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2015, 17h53

Anatelli Fagundes Heringer está entre os 50 estudantes de todo o Brasil selecionados para um intercâmbio cultural nos EUA.

Uma aluna do Campus Guarapari, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), foi uma das escolhidas para participar do programa Jovens Embaixadores 2016, promovido pela Embaixada Americana. Anatelli Fagundes Heringer, 18 anos, está entre os 50 selecionados de todo o Brasil pelo programa, que é voltado a estudantes do ensino médio e oferece a eles um intercâmbio de três semanas nos EUA.

Outros dois alunos do Ifes – Estevão Chagas Leonério, do Campus São Mateus; e Júlia Faria Valani, de Nova Venécia – chegaram a se classificar para a etapa de seleção nacional. Entretanto, apenas Anatelli, que cursa o 4º ano do Técnico em Eletromecânica, e uma outra estudante foram selecionadas pelo Espírito Santo.

“Estava na Semana de Ciência e Tecnologia quando soube do resultado. Meus amigos que falaram. Eu fiquei bastante surpresa”, contou Anatelli. Ela lembrou que foi por incentivo de um colega que decidiu se inscrever no programa pela primeira vez, no ano passado. “Consegui ir até a semifinal no ano passado. Este ano tentei de novo e consegui a vaga”, relatou. Para ela, o tempo a mais de trabalho voluntário e o inglês aprimorado fizeram a diferença no processo seletivo atual.

Agora, Anatelli está ansiosa pelo embarque para o intercâmbio, marcado para 8 de janeiro. “Estou muito ansiosa, acho que vai ser uma experiência única. Vou poder conhecer uma nova cultura e compartilhar da minha também.”

Durante a primeira semana de viagem, os jovens embaixadores visitarão a capital dos Estados Unidos, seus principais monumentos, museus, escolas e projetos sociais; participarão de reuniões em organizações públicas e privadas e de um curso sobre liderança e empreendedorismo. Depois, serão divididos em subgrupos e cada um viajará para um estado americano diferente. Eles ficarão hospedados em casas de famílias, assistirão aulas em escolas locais e vão interagir com jovens da sua idade.

Critérios
O programa Jovens Embaixadores é destinado a estudantes de destaque na rede pública de ensino que tenham entre 15 e 18 anos. Os critérios de seleção são bom desempenho escolar, realização de trabalhos voluntários e fluência em Inglês.

Para mais informações sobre o programa, acesse o site www.embaixada-americana.org.br ou no Facebook https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores.