Página inicial > Notícias > Campus Vitória realiza seminário para apresentar resultados da expedição ao Rio Doce

Publicado: Quarta, 25 de Novembro de 2015, 15h09 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2017, 11h58

O Seminário “Investigações Preliminares sobre a Tragédia Ambiental do Rio Doce” acontecerá nesta segunda (30), às 15h.

O Campus Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizará nesta segunda-feira (30) o seminário “Investigações Preliminares sobre a Tragédia Ambiental do Rio Doce”. O evento tem o objetivo de apresentar os resultados parciais das pesquisas e coletas realizadas durante a expedição de alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental ao Rio Doce, que aconteceu no último dia 16. O seminário acontecerá no teatro do campus, as 15h, e a entrada é franca.

Além de abordar os aspectos vivenciados pelos professores e alunos na expedição, os participantes poderão fazer perguntas e tirar dúvidas. A programação contará ainda com um momento para a formação de um grupo de pesquisas acerca desse problema socioambiental.

Expedição
Participaram da atividade no dia 16 de novembro cerca de 40 alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Campus Vitória. Os estudantes e professores presenciaram a chegada da onda de lama de rejeitos de mineração, oriunda da barragem da Samarco em Mariana (MG), ao município de Baixo Guandu, o primeiro do Estado a ser atingido. Os alunos também puderam coletar amostras da água contaminada nos municípios de Resplendor e Aimorés, em Minas Gerais, e Baixo Guandu e Colatina, no Espírito Santo.

Além da coleta de água, os alunos entrevistaram moradores, a fim de captar a percepção da população sobre o desastre ambiental. Depois de passarem pela experiência, os estudantes terão agora que propor ações ambientais com o objetivo de mitigar os impactos.

Veja as fotos da expedição do Ifes ao Rio Doce.

Seminário “Investigações Preliminares sobre a Tragédia Ambiental do Rio Doce”
Data: Segunda-feira, 30 de novembro
Local: Teatro do Campus Vitória