Página inicial > Notícias > Projeto Peixe Guia lança Guia de Monitoramento Ambiental em Recursos Hídricos nesta quarta (09)

Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2015, 15h09 | Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2016, 12h00

O Ifes, por meio do Campus Piúma, é parceiro do projeto que tem o objetivo de aplicar o método canadense de monitoramento aos estuários dos rios Jucu, Benevente e Santa Maria da Vitória.

O Governo do Estado e o Instituto Aplysia lançam, nesta quarta-feira (09), o Guia de Monitoramento Ambiental em Recursos Hídricos, que é o resultado do projeto Peixe Guia, desenvolvido em parceria com diversas instituições nos últimos dois anos, com o objetivo de aplicar o método canadense de monitoramento de recursos hídricos à realidade brasileira. O evento acontece no Palácio Anchieta, no Salão São Tiago, às 10 horas.

O documento apresenta como o protocolo padrão de monitoramento dos recursos hídricos da agência ambiental federal canadense deve ser aplicado aos estuários dos rios capixabas Benevente, Jucu e Santa Maria da Vitória. O objetivo é acompanhar a saúde dos mananciais por meio da observação de espécies de peixes utilizadas como indicadores da qualidade da água de rios e mares.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio do Campus Piúma, é parceiro do projeto e atuou analisando peixes coletados no Rio Benevente, no Sul do Estado. As atividades tiveram início em 2013 e a equipe do Ifes é formada pelos professores Clayton Perônico (que é o coordenador), Thiago Basilio, Juarez Coelho Barroso, Victor Hugo Silva e Silva, Jaques Douglas Coimbra Dias e Marcelo Paes Gomes, além de alunos dos cursos técnicos em Aquicultura e em Pesca, e outros estudantes da graduação.

Também são parceiros do projeto colônias de pescadores de Vitória, Guarapari e Anchieta; Instituto Terra; Espírito Santo em Ação; Cesan; UVV; Ufes; Sebrae; ArcellorMittal Tubarão; Vale; Samarco; e Caixa. Também fazem parte as instituições canadenses Environment Canada e Canadian Rivers Institute. O CNPq apoia o projeto com insumos, equipamentos e bolsas.