I Seminário de Integração de Ações do Ifes para a Bacia do Rio Doce começa às 10 horas nesta quinta (17)
O evento será realizado no Campus Colatina e tem o objetivo de elaborar um portfólio de ações institucionais que contribuam no diagnóstico e mitigação dos impactos ambientais.
Terá início às 10 horas desta quinta-feira (17) o I Seminário de Integração de Ações do Ifes para a Bacia do Rio Doce. O evento será realizado no Campus Colatina e tem o objetivo de elaborar um portfólio de ações institucionais que contribuam no diagnóstico e mitigação dos impactos ambientais e socioeconômicos na bacia hidrográfica, atingida pela lama de rejeitos de mineração oriunda do rompimento de uma barragem da Samarco.
A abertura será feita pelo reitor, Denio Rebello Arantes, e pelo pró-reitor de Extensão, Renato Tannure. Ainda na parte da manhã, os participantes assistirão a uma apresentação do Programa Águas do Espírito Santo, coordenado pelo professor Abrahão Elesbon, e do projeto Arca de Noé, coordenado pelo professor Marcelo Gomes de Araújo.
À tarde, serão formados grupos de trabalho, com temas definidos a partir de todas as propostas submetidas em resposta à chamada interna para mapear ações para o Rio Doce. Esses grupos serão responsáveis por estruturar as colaborações internas e elencar as ações que serão incluídas no portfólio institucional, que será posteriormente utilizado para a viabilização de parcerias e captação de recursos.
O encerramento do evento na quinta-feira (17) está previsto para as 17h30. Já na sexta-feira (18) está programada uma visita técnica para observação do estado atual do rio e alguns de seus afluentes, saindo de Colatina em direção ao Campus Itapina. Os inscritos para o seminário deverão ter manifestado interesse em participar da visita no formulário de inscrição da chamada.
Resultados da chamada
O pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, explica que todos os proponentes que responderam à chamada estão automaticamente convidados para participar do Seminário de Integração de Ações do Ifes para a Bacia do Rio Doce. “A proposta é um evento de integração, não um processo seletivo. O resultado esperado é a formação de parcerias internas para compartilhamento de recursos e soma de esforços de vários campi em ações em rede”, destacou.
Veja a programação:
I Seminário de Integração de Ações do Ifes para a Bacia do Rio Doce.
Quinta-feira (17)
10h – Abertura e composição da mesa
10h40 – Palavra do reitor, Denio Rebello Arantes, e apresentação da proposta geral do evento (com o pró-reitor de Extensão, Renato Tannure Rotta de Almeida)
11h10 – Apresentação do Programa Águas do Espírito Santo, com o professor Abrahão Alexandre Alden Elesbon.
11h35 – Apresentação do Projeto Arca de Noé, com o professor Marcelo Gomes de Araújo
12h às 13h – Intervalo para almoço
13h – Apresentação cultural: Orquestra de Câmara do Ifes
13h30 – Formação e reunião dos grupos de trabalhos
16h – Coffee break
16h15 – Apresentações dos grupos de trabalho
17h30 – Encerramento
Sexta-feira (18)
8h às 12h – Visita técnica (Saída do Campus Colatina às 8h).
Redes Sociais